Wellington Dias toma posse como ministro do Desenvolvimento Social
O novo ministro ficará responsável pelo Cadastro Único, a base de dados dos programas sociais do governo.
Na tarde desta segunda-feira (02), o senador eleito Wellington Dias (PT) tomou posse como ministro do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa Bolsa Família. A cerimônia ocorreu em Brasília e reuniu diversas autoridades do país.
O ministro ficará responsável pelo Cadastro Único, a base de dados dos programas sociais do governo. Hoje, há cerca de 90 milhões de pessoas inscritas. O ministro também coordenará uma das principais promessas de campanha do governo Lula, o Bolsa Família e pretende tentar zerar a fila de espera.
Dias havia dito que deve trabalhar para combater fraudes no cadastro do Bolsa Família e identificar as pessoas com direito aos programas sociais, mas que ainda não recebem o benefício. O ministro comentou que a conclusão dos trabalhos do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, deve ajudar o governo a fazer um diagnóstico das famílias beneficiárias de programas sociais.
O ministro foi um dos articuladores petistas no Congresso que atuaram pela aprovação da PEC da Transição, que assegurou a continuidade da parcela mensal de R$ 600 do benefício.
Biografia
Wellington Dias, com 60 anos, é natural de Oeiras no Piauí e trabalhou como bancário no Banco do Nordeste, no Banco do Estado do Piauí e na Caixa Econômica Federal, além de ter atuado como radialista.
Filiou-se ao PT em 1985 e foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí de 1989 a 1992. Governou o estado por quatro mandatos: foi eleito em 2003, 2010, 2014 e 2018. Além disso, presidiu o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e coordenou o Fórum Nacional de Governadores.
Com informações do G1 e R7.
Teresina
Piauí
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Wellington Dias
Rafael Fonteles
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base.Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir