Viagora

Piauí registrou 264.327 empresas ativas no ano de 2022

De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o saldo positivo de empreendimentos recentes pode ter sido ocasionado pela simplificação de registros de empresas.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), divulgou um balanço que apontou que o Piauí acumulou 264.327 empresas ativas em 2022. No ano passado, a Jucepi registrou a abertura de 7.901 novas empresas no Estado, contra o fechamento de 3.772 empresas. Apesar dos números, o saldo de abertura e fechamento de empresas segue positivo.

De acordo com Alzenir Porto, que é presidente da Jucepi, o saldo positivo de empreendimentos recentes pode ter sido ocasionado pela simplificação de registros de empresas.

“Ano passado implementamos o balcão único de empresas que reduziu de cinco para uma as etapas do processo de registro de empresas no sistema on-line Piauí Digital. Também foi disponibilizada a assinatura digital avançada da conta Gov.br, que é gratuita e reduziu o custo com a certificação digital do empreendedor”, explicou Alzenir.

Ainda conforme a presidente, a Junta Comercial pretende trabalhar em 2023 com as cidades, visando atrair novos empreendimentos.

 “Nosso objetivo é trabalhar com os prefeitos e os secretários de desenvolvimento para mapear a vocação dos municípios e criar políticas públicas para incentivar a formalização de negócios e atrair novas empresas”, pontuou a profissional.

O levantamento da Jucepi apontou que a abertura de empresas está concentrada em Teresina. A capital sedia 3.664 das novas empresas, seguida por Parnaíba, com 414, Picos com 307, Floriano com 239 e Bom Jesus, com 146.

Alzenir frisou também que as empresas registraram que 64,42% das empresas abertas são do modelo jurídico sociedade empresária limitada.

 “Houve um crescimento significativo de sociedades limitadas desde a extinção da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), pela lei nº 14.195 de 2021. E em segundo lugar ficou o empresário individual que é um tipo jurídico mais simples e é comum para iniciar um negócio”, explicou Alzenir.

Pontuando sobre o porte das empresas, os dados pontuaram que 80,59% são enquadradas como microempresas (ME); 12,59% empresas de pequeno porte e 6,82% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.

O levantamento da Junta Comercial destacou que o comércio registrou o maior número de novas empresas, com 3.464, seguido da saúde humana e serviços sociais, com 889, atividades profissionais, científicas e técnicas, com 629, construção, com 412, e por fim, atividades administrativas, que apresentaram 392 empresas.

Facebook
Veja também