Escritório Social registra 2 mil atendimentos a egressos no Piauí
De acordo com o Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí (ES/TJ-PI), o objetivo é auxiliar na reintegração de pessoas egressas ao sistema prisional do Piauí.
O Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí (ES/TJ-PI), anunciou que ao longo do ano de 2022, seus servidores realizaram 2.030 atendimentos aos egressos do sistema penitenciário do Estado do Piauí e seus familiares. O ES/TJ-PI integra o programa Fazendo Justiça, executado pelo TJ-PI e Conselho Nacional de Justiça e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), e visa auxiliar na reintegração de pessoas egressas ao sistema prisional do Piauí.
De acordo com o Escritório Social, 1.160 atendimentos a egressos foram feitos, além de 115 atendimentos a familiares e 82 novos cadastros feitos e 673 contatos realizados via telefone ou virtual.
Conforme o relatório feito pelo ES/TJ-PI, o público atendido é majoritariamente masculino (87,9% dos cadastros), com idades de 25 a 49 anos (90,4%), sendo a maioria solteiro(a)s (46,7%) ou em união estável (35,5%), com renda familiar de até dois salários mínimos (75,2%), escolaridade de até o ensino fundamental completo (60,1%), e autodeclarados pretos ou pardos (89%).
O levantamento aponta ainda que foram utilizados dados do Sistema de Cadastro de Reeducandos e Egressos do Sistema Prisional (Sicare), do TJ-PI, que registraram 550 egressos e egressas do sistema prisional estão inscritos para acompanhamento em ação conjunta com o Escritório Social.
Segundo a assistente social da Vara de Execuções Penais da comarca de Teresina, Christiane Cardoso, explica as funções do EST/TJ-PI.
“o Escritório Social é um serviço que tem como proposta apoiar a reintegração de pessoas egressas do sistema prisional e também seus familiares, enquanto ferramenta de acesso às políticas públicas e serviços, a fim de promover cidadania e viabilização de direitos. O acesso é voluntário e não está vinculado a decisão judicial, ou seja, o/a egresso/a não é obrigado/a comparecer ao Escritório Social, mas é um direito dele/a caso tenha interesse. Também não precisa de agendamento prévio para atendimento”, frisou a assistente.
Por fim, a assistente social pontua que inúmeras ações estão previstas por intermédio de parceria com órgãos públicos, privados e organizações da sociedade civil.
Teresina
Piauí
Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí (ES/TJ-PI)
Piauí
-
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir