Feira de livros usados da Praça do Fripisa tem aumento das vendas
Após longo período de pandemia, os vendedores relatam que a comercialização do produto está crescendo.
Com a volta às aulas em 2023, a procura de livros didáticos com valores acessíveis em Teresina aumenta. O Viagora foi até a feira do livro, localizada na praça Demóstenes Avelino, também conhecida como Praça do Fripisa, para conversar com vendedores e clientes que buscam vender e comprar os materiais didáticos para o início das aulas.
Para o vendedor Francisco, que vende materiais desde o primário até para alunos do ensino médio, as vendas diminuíram, pois, muitas escolas começaram a adotar o sistema de apostila, deixando de lado os livros convencionais. “Diminuiu um pouco, devido a muitas escolas que estão adotando sistema de apostila, o kit, a apostila que só vende na escola. A escola amarra o pai e ele não tem direito nem de pesquisa”, conta o vendedor.
De acordo com Sara Martins, mãe de um aluno, ter escolha de onde vai comprar o material é uma vantagem. “É bom conseguir um valor melhor. Normalmente esses materiais nas escolas é um absurdo, mas quando você pega de segunda mão compensa mais”, conta a mãe.
Já a vendedora Maria Núbia, que vende livros há mais de 20 anos, para o primário até o ensino superior, conta que por conta da recente pandemia as vendas ainda estão engatinhando, mas que a feira já está se reestabelecendo. “Com a pandemia a gente está se reestabelecendo agora, mas está razoável . Não está bom como era antigamente, como era nos anos anteriores, mas está dando”, diz Núbia.
A vendedora conta que o mês de janeiro era considerado o melhor mês de vendas, mas agora os vendedores precisam esperar as feiras das escolas particulares. “O mês de janeiro era considerado o melhor, agora a gente tem que esperar as feiras das escolas particulares, das grandes escolas, que quando não tem a feira tem o grupo das mães, e aí o que eles não conseguem trocar, vem para cá”, explica a vendedora.
Finalizando, Maria Núbia ressalta que as vendas não são feitas apenas no local, e que passaram a ser vendidos também de forma online para todo o Brasil. “A maioria está saindo online, no online bomba. Muitos colegas daqui estão entrando”, completa Maria Núbia.
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança públicaProerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM).Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços.Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir