Cinco defensores públicos são empossados pela Defensoria do Piauí
Os novos membros da Defensoria Pública do Piauí foram empossados nesta sexta-feira (27) no Auditório Esperança Garcia, na sede do órgão em Teresina.
Cinco defensores públicos do Piauí tomaram posse do cargo em solenidade realizada no Auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública do Estado, em Teresina. Dentre os novos membros há três mulheres: Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro; Thaís de Oliveira e Camila Ribeiro Bernardo e dois homens Leonardo Nascimento Bandeira e Daniel Bezerra Lira.
De acordo com a Defensoria, os novos defensores foram aprovados no IV Concurso para o Provimento de Vagas e a Formação de Cadastro de Reserva para o Cargo de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública do Estado de Piauí. Desta forma, o defensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis nomeou os membros no dia 13 de janeiro deste ano.
Na solenidade o corregedor-geral da Defensoria, defensor público Francisco de Jesus Barbosa, fez a leitura do Termo de Posse, logo em seguida ocorreu a assinatura do termo e juramento dos empossados.
O novo defensor público Leonardo Bandeira destacou a trajetória percorrida até a conquista do cargo e firmou compromisso com a democracia e os cidadãos.
“Este momento marca a concretização de uma jornada árdua de estudos. Acredito que após tantos desafios só chegamos a essa vitória porque praticamos, enfatizo, o verbo defensorar, que significa nada menos que lutar por algo ou alguém. Lutamos por esse cargo e assumimos a missão de defensorar pela sociedade piauiense e pelo estado democrático de direito, justo e solidário”, disse Leonardo Bandeira.
Mulher, negra e beneficiária da Lei de Cotas, a defensora Camila Bernardo enfatizou a importância das ações afirmativas ao proporcionar uma reparação histórica, e neste contexto, o ingresso em um espaço que historicamente não era ocupado por mulheres, sobretudo mulheres negras.
"Ressaltar a enorme satisfação de, neste momento, ocupar um espaço que historicamente foi obstado às mulheres, sobretudo às mulheres negras, Angela Davis nos ensina que quando uma mulher negra se movimenta, toda uma estrutura da sociedade se movimenta com ela e, nesse sentido, essa conquista jamais pode ser vista senão como uma conquista coletiva”, afirmou.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques também se manifestou durante a solenidade destacando que os novos defensores ingressam após 14 anos do último concurso público, realizado em 2009. Erisvaldo foi enfático ao discorrer sobre a necessidade de promoção dos direitos humanos e a defesa da democracia.
Ao final de sua fala, o defensor congratulou os cinco membros empossados e ainda pontou que a Defensoria sempre estará ao lado da população vulnerabilizada e em busca da justiça social.
“O dia 27 de janeiro de 2023 jamais será esquecido nem pelas novas Defensoras e Defensores do Piauí e nem por nós, que estávamos sem realizar concurso público desde 2009. Hoje no Brasil mais do que nunca, nós precisamos promover os direitos humanos e defender a democracia, lutas que são organicamente da nossa Instituição e, se todas as Instituições e poderes tivessem a visão que nós temos de como a chegada de um defensor público afeta positivamente uma população, certamente não enfrentaríamos tantas dificuldades orçamentárias e financeiras. Para vocês que estão chegando, saibam que terão todo o apoio que precisarem para desenvolver bem seus próprios passos, passos esses que devem estar alinhados com os valores da Instituição e com a Constituição Federal. Os defensores públicos têm um lado, é o lado da defesa dos direitos humanos. Somos aliados da população vulnerabilizada, dos movimentos sociais, da justiça social. Sejam bem-vindos e bem-vindas!”, finaliza.
As novas defensoras e defensores ingressarão a partir da próxima segunda-feira (30), no Curso de Formação Inicial à carreira de Defensora Pública e Defensor Público do Estado do Piauí.
Por fim, estiveram presentes à Solenidade o desembargador Fernando Lopes; o subprocurador geral de Justiça jurídico, João Malato Neto; O secretário chefe de gabinete do governo do Estado, Pedro Alves de Carvalho Rocha Filho; o secretário de Estado da Justiça, Heitor Gonçalves de Moura Vieira Bezerra; defensoras e defensores públicos, procuradores e procuradoras de Justiça, servidores e servidoras da Defensoria Pública.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir