Viagora

FMS de Teresina fará mutirão para identificar hanseníase no sábado

Segundo a FMS, a transmissão da doença acontece por pequenas gotas de secreção que saem na respiração do paciente sem tratamento.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará neste sábado (28), mutirões de manchas nas UBSs do Poty Velho, Renascença e Ambulatório do Hospital do Promorar,

De acordo com a prefeitura de Teresina, em janeiro, várias ações de alerta e identificação de casos de hanseníase foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. Essas ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, que trata da hanseníase.

Segundo a médica infectologista e gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, para participar do mutirão, a orientação é: “A pessoa que tiver alguma mancha na pele e suspeita de que seja hanseníase vá a um dos mutirões onde estarão os profissionais especializados para o atendimento”, diz a médica.

De acordo com a FMS, o tratamento para  a hanseníase no Brasil é completamente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento pode ser realizado de casa com supervisão periódica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para casos complexos, a Rede de Assistência em Saúde (RAS) de Teresina conta com os serviços de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário e o Centro Maria Imaculada.

Segundo a FMS, a transmissão da doença acontece por pequenas gotas de secreção que saem na respiração do paciente sem tratamento. Os familiares, por terem um contato prolongado e íntimo com a pessoa doente não tratada têm o maior risco de adoecer.

Facebook
Veja também