Campanha de Multivacinação em Teresina e Alvorada do Gurgueia será lançada
Segundo a pasta, a campanha iniciou no último sábado (30) e vai até 14 de outubro em todos as 224 cidades piauienses.
O Governo do Piauí, através Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), divulgou que nos dias 03 e 04 de outubro será lançada a campanha estadual de Multivacinação. A ação acontecerá em Teresina e no município de Alvorada de Gurguéia e contará com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), o médico infectologista Éder Gatti. Segundo a pasta, a campanha iniciou no último sábado (30) e vai até 14 de outubro em todos as 224 cidades piauienses.
De acordo com a Sesapi, na capital, o evento ocorrerá no dia 03 e terá inicio às 8h30, com uma visita a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho, onde acontecerá uma vacinação simbólica. Em seguida, a comitiva do PNI se reunirá com gestores estaduais e municipais de Saúde, no auditório da Associação de Municípios (APPM). Pela tarde, a equipe visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e a Rede de Frio.
Conforme a pasta, no dia 04, em Alvorada de Gurguéia, a programação inicia às 9h durante visita ao Centro de Saúde da Família. Por volta das 10h, ocorrerá uma vacinação simbólica na Creche Municipal Delite Benvindo. Para encerrar o evento, acontecerá um encontro de destores municipais de Saúde da Chapada das Mangabeiras, onde será apresentado o Pacto pelas Crianças do Piauí, no Ginásio Poliesportivo Nonato Silva.
“Teremos um momento importante aqui no estado com o diretor do PNI que nos ajudará na divulgação da nossa campanha de Multivacinação. O Ministério da Saúde está de braços dados com os estados e isso só contribuirá para o aumento da cobertura vacinal”, afirmou a superintendente de Atenção aos Municípios, Leila Santos.
A Sesapi destaca que para preparar os municípios para a campanha, foram realizadas ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.
“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento. Com relação ao dia “D” fica a critério de cada município a escolha da sua data”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
Campanha de Multivacinação
Segundo o Governo do Estado, durante a ação, serão ofertadas para as crianças de até 07 anos (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.
Para as crianças a partir de 07 anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.
Ainda segundo o Governo, sobre as doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidade, crianças a partir dos seis meses podem receber.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
Programa Nacional de Imunização (PNI)
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas.Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir