Promotor investiga transporte escolar sucateado em Jatobá do Piauí
A portaria foi publicada na edição dessa quarta-feira (27), do Diário Oficial do Ministério Público do Estado (MPPI).
O promotor Maurício Gomes de Souza, titular da 3ª PJ de Campo Maior, instaurou inquérito civil visando apurar suposto sucateamento de ônibus que faz o transporte escolar no município de Jatobá do Piauí, administrado por Raimundo Nonato Gomes de Oliveira, mais conhecido como Hilton Gomes. A portaria foi publicada na edição dessa quarta-feira (27), do Diário Oficial do Ministério Público do Estado (MPPI).
Conforme o representante do órgão ministerial, uma notícia acerca do fato foi encaminhada ao promotor que, através de um vídeo, apontou o “péssimo estado do veículo”.
Consta no inquérito que o município foi solicitado a se manifestar sobre a realização de inspeção semestral na frota de transporte escolar, como é exigido no art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro, mas este encaminhou somente o comprovante de manutenção mecânica em um veículo.
Desta forma, o promotor narrou que o inquérito visa coletar mais informações acerca da problemática que, se comprovada, pode ensejar em ação civil pública.
“O inquérito civil mira a colheita de elementos de veracidade e comprovação dos fatos tratados na notícia em lume, os quais, uma vez alicerçados em provas documentais poderão servir para justa causa de ação civil pública”, enfatizou o representante do MPPI.
Diante do exposto, o Ministério Público solicita que o Detran/PI, por sua Ciretran em Campo Maior, faça a inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança na frota de veículos destinados ao transporte escolar do Município de Jatobá do Piauí e/ou remessa de relatórios de inspeção já promovidas.
O órgão ministerial também requer que o município seja notificado para, querendo, manifestar-se sobre os fatos, bem como sobre o interesse na celebração de termo de ajustamento de conduta.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. -
Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). -
Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon Municipal -
TJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir