Robô da Corregedoria Geral detecta óbito de autora de processo em Teresina
Para o desembargador Olímpio Galvão, essa descoberta possibilitou que os magistrados tomassem as medidas necessárias para garantir a legalidade e a justiça no processo.
O robô de Informações da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí detectou o óbito de uma autora de processo em andamento na 1ª Vara Cível da Comarca de Teresina.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), a utilização da Inteligência Artificial (I.A.) e automação no Judiciário tem se mostrado de extrema importância quando se trata de agilizar e otimizar os procedimentos judiciais.
Conforme o TJ-PI, o Robô de Informações da Corregedoria, é responsável por realizar buscas e cruzar dados em diferentes bases, identificando informações relevantes para o andamento dos processos.
Nesse caso em específico, a I.A. detectou que a autora de um processo iniciado em setembro de 2022 havia falecido no mês de novembro do mesmo ano. Porém, em março de 2023, foi proposto e homologado acordo entre as partes.
Para o corregedor-geral da justiça, desembargador Olímpio Galvão, essa descoberta possibilitou que os magistrados tomassem as medidas necessárias para garantir a legalidade e a justiça no processo.
“A inserção de tecnologias avançadas no sistema Judiciário piauiense traz uma série de benefícios. Primeiramente, a automatização de tarefas rotineiras e repetitivas permite que os servidores e magistrados dediquem mais tempo a atividades intelectuais e complexas, como análise de provas e tomada de decisões. Além disso, a utilização de inteligência artificial aumenta a velocidade e a precisão na busca por informações relevantes, contribuindo para a celeridade processual”, frisa o desembargador-corregedor.
Segundo o corregedor, ao realizar buscas e cruzamentos de dados, o Robô de Informações da Corregedoria minimiza a possibilidade de falhas, garantindo maior confiabilidade e segurança nas informações obtidas. “Isso resulta em processos mais consistentes e confiáveis, fortalecendo a credibilidade do sistema judiciário como um todo”, destaca o corregedor-geral.
-
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. -
Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). -
Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon Municipal -
TJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir