FMS promove dia D da Campanha de Multivacinação em Teresina
A iniciativa acontece neste sábado (7), em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e oferece diversas imunizações para menores de 15 anos.
Neste sábado (07), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, das 8h às 12h. A ação acontece em todo o Piauí, mas em Teresina, 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão abertas, disponibilizando imunizações para crianças e adolescentes menores de 15 anos, ou seja, na faixa etária de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
De acordo com a FMS, o evento inicia às 8h, na UBS Alto da Ressureição, localizada na zona Sudeste da capital. O principal intuito da campanha é o aumento da cobertura vacinal da BCG e do Rotavírus para 90%, além de 95% para os outros imunizantes, até o final deste ano.
Segundo Ari Ricardo, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nos últimos anos houve uma diminuição nas coberturas vacinais em todo o Brasil. “Com fatores como a pandemia, as pessoas em casa, as fake news contra a vacina, muita gente se desestimulou, e observamos o retorno de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. Então o objetivo é atualizar as cadernetas e manter o compromisso que o SUS tem de erradicar algumas doenças, como por exemplo o sarampo e a poliomielite”, afirma o gestor.
O presidente da FMS, também pediu a população para que levem os filhos para se imunizarem e assim aumentar a cobertura vacinal na capital.
“Pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos as nossas UBS para atualizar a caderneta de vacina porque vacina salva vidas e o Brasil é o país que tem o melhor Plano Nacional de Imunização e muitas doenças já foram erradicadas por conta das vacinas. Vamos trabalhar para atingir a meta de vacinação, mas ela só será possível se a população se mobilizar, abraçar esta causa que não é só da FMS e do Ministério da Saúde, mas de todos nós que queremos uma geração mais saudável”, conclui Ari Ricardo, presidente da Fundação.
A Fundação Municipal de Saúde informa que em Teresina existem 189.627 crianças e adolescentes menores de 15 anos, e que a cobertura vacinal realizada em 2022 atingiu 69,4% do público-alvo. Entre as vacinas disponibilizadas pelas unidades de saúde, que estão presentes nos calendários da criança e do adolescente, está inclusa a imunização de crianças de até 10 anos de idade, com 18 vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana) e Hepatite A.
“No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente”, declara Emanuelle Dias, membro da coordenação de vacinação da FMS.
De acordo com o órgão de saúde, o dia D da multivacinação conta com a participação de 34 UBSs. Na região Sul, as unidades que disponibilizam os imunizantes são: Betinho, Cristo rei, Durvalino Costa (Bela Vista), Lourival Parente, Nossa Senhora da Paz, Parque Piauí, Portal da Alegria, Promorar e Vermelha. Já na região Leste, as UBSs são: Soinho, Santa Isabel, Planalto Uruguai, Santa Bárbara, Mama Mia, Santa Teresa, Satélite, Cidade Jardim, Piçarreira e Vila Bandeirantes.
A FMS ainda informa que, na região Norte de Teresina, as unidades que disponibilizam imunização são: Buenos Aires, Poty Velho, Parque Brasil, Santa Maria da Codipi, Mafrense, Cecy Fortes, Mocambinho, Monte Verde, Jacinta Andrade I e Água Mineral. Já na região Sudeste, a população pode procurar a vacinação nas UBSs Alto da Ressurreição, Todos os Santos, Mario Rocchi, Renascença e Carlos Alberto.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Teresina
Multivacinação
-
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores. -
Evangelina Rosa promove evento em homenagem ao dia Dia Mundial da Prematuridade
Conforme informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a programação foi elaborada para promover reflexão, disseminação de informações e apoio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir