Tribunal de Justiça inaugura Central de Inquéritos de Parnaíba
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida, participou da solenidade de inauguração nessa terça-feira (14).
A Central Regional de Inquéritos da comarca de Parnaíba foi inaugurada nessa terça-feira (14), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desembargador Hilo de Almeida, no Fórum Salmon Lustosa.
De acordo com o TJ-PI, a central terá competência para atender as comarcas do Polo Regional de Parnaíba e vai beneficiar a região com o juiz de garantias, responsável por atuar em atos pré-processuais criminais, como autorização de interceptações telefônicas, mandados de busca e apreensão e prisões preventivas.
Segundo o desembargador Hilo de Almeida, a investigação criminal, com a instauração de inquéritos policiais, terá mais celeridade e segurança. “A Central de Inquéritos da comarca de Parnaíba vai agilizar a tramitação dos inquéritos policiais, contribuindo para o aumento da produtividade das Varas Criminais. Cabe ao juiz de garantias analisar os pedidos da Polícia Civil durante a fase de investigação criminal, garantindo a legalidade das ações e protegendo os direitos individuais dos investigados”, afirmou o desembargador Hilo de Almeida.
O coordenador da recém-inaugurada Central Regional de Inquéritos de Parnaíba, juiz Danilo Ponteiro, detalhou que os municípios de Buriti dos Lopes, Cocal, Luís Correia e Parnaíba, serão atendidos pela unidade.
O magistrado José Airton Medeiros, diretor do Fórum de Parnaíba, pontuou também o incremento de mais dois juízes criminais na comarca de Parnaíba, mais que dobrando a quantidade de magistrados.
Parnaíba
Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Desembargador Hilo de Almeida Sousa
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir