Viagora

Produção de hidrogênio verde deve gerar 10 mil empregos, aponta Investe Piauí

Na manhã desta terça-feira (28), o presidente do órgão Victor Hugo concedeu entrevista coletiva sobre o assunto.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, afirmou em uma coletiva de impressa nesta terça-feira (28) que o Estado do Piauí será um dos maiores produtores de Hidrogênio Verde.

Segundo Victor Hugo, durante todo o processo de produção pode gerar até 10 mil empregos, todo o Hidrogênio produzido será exportado para outros continentes, principalmente a Europa, a indústria ficará localizada na Zona de Produção e Exportação (ZPE) de Parnaíba.

De acordo com o presidente, a produção será faseada com a primeira etapa sendo inaugurada em 2027 e a conclusão está marcada para 2035. “Dentre todos os projetos do mundo, o do Piauí é o que está com andamento acelerado. Serão 10 Giga de eletrólitos na produção do hidrogênio, que custará cerca de 14 bilhões, se convertemos da 60 bilhões de reais”, explicou o Victor Hugo.

Foto: Alexia Dias/ ViagoraPresidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida
Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida

O governador Rafael Fonteles estará presente na COP 28 sediada em Dubai, Emirados Árabes, para tratar junto com o presidente Lula e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, negociações do que já é considerado o maior projeto de hidrogênio do mundo.

A Green Energy Piauí será construída no município de Parnaíba a partir de 2024, a União Europeia junto a empresa belga Jan De Nul manifestaram interesse em investir na usina de Hidrogênio verde do Piauí.

Facebook
Veja também