Teresina é escolhida para sediar encontro internacional do G20 em 2024
A escolha de Teresina e outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste marcam a descentralização das atividades.
O Governo do Piauí anunciou que Teresina foi escolhida para ser uma das 13 cidades brasileiras que vão receber reuniões do Grupo dos Vinte (G20), considerado o principal fórum de cooperação econômica internacional. A entidade traça estratégias econômicas internacionais.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a escolha de Teresina como uma das cidades-sede coloca a capital no centro da discussão sobre combate à fome no mundo, proposição do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
“Este ano, nosso presidente Lula assumiu a presidência do G20 para o mandato de 2024 e vai discutir, prioritariamente, o desenvolvimento sustentável, a reforma das instituições multilaterais e ações para o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. A inclusão de Teresina foi proposta pelo nosso ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que vai coordenar o núcleo que vai debater o combate à fome no mundo”, considera.
Além de proporcionar representatividade, a medida descentraliza as atividades do grupo com a inclusão de outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste. A realização das reuniões nas cidades-sede nas cinco regiões brasileiras também busca fomentar o turismo e o intercâmbio cultural.
O grupo reúne representantes das maiores economias do mundo. O comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção são alguns dos temas que serão trabalhados no Fórum G20 no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exerce o mandato de presidente do G20 até novembro de 2024.
O Brasil também vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA).
Sobre o G20
O Grupo dos Vinte (G20) é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além de dois órgãos regionais – a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Por: Noely Alvarenga
Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionadosConcerto com músicas da Disney reúne grande público no Parque da Cidadania
Segundo a Prefeitura de Teresina, em um ambiente mágico, a população interagiu com os personagens, cantou músicas tradicionais e vivenciou um dos momentos mais especiais do mêsHomem morre afogado na praia de Barra Grande no litoral do Piauí
De acordo com informações da polícia, o afogamento aconteceu nessa sexta-feira (20).Piauí se prepara para extrair mais de 1 milhão de toneladas de minério de ferro
Segundo o Governo do Piauí, a exploração mineral do estado se concentra em vários municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir