Alepi: Franzé determina exigência de certidões criminais para nomeações
Segundo a Assembleia Legislativa do Piauí, a publicação do Ato no Diário Oficial da Alepi está prevista para esta terça-feira (14).
Na tarde dessa segunda-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), editou através da Mesa Diretora, o Ato N° 147/2023.
Esse Ato determina dentro de um rol de documentos, que os parlamentares devem apresentar, em caso de indicação de cargo na casa, a exigência de certidões criminais das Justiças Federal, Eleitoral, Estadual e Militar, tanto para as novas nomeações quanto para servidores já nomeados. A publicação do Ato no Diário Oficial da Alepi está prevista para esta terça-feira (14).
De acordo com a Alepi, a determinação compõe um conjunto de medidas que estão sendo estabelecidas para tornar mais rigoroso o processo de nomeação de servidores, bem como a fiscalização no âmbito das indicações e nomeações.
Segundo o deputado Franzé Silva, "Os deputados deverão, nas suas indicações, apresentar todas as certidões e demais documentos, obrigatoriamente, sem exceções. E essa exigência atinge, também, os já nomeados. Portanto, todos terão que apresentar as devidas certidões de idoneidade", ressalta o presidente da Casa.
Essa medida adotada decorre da identificação de nomeação indevida de pessoa, indicada por um deputado, com implicações na justiça. Pessoa essa que foi exonerada ainda nessa segunda-feira (13). O presidente da Alepi também determinou a abertura de processo para devolução de valores que tenham sido indevidamente pagos.
De acordo com Franzé, a Casa não permitirá esse tipo de situação. “Esta Casa não vai permitir esse tipo de situação. Vamos enrijecer os procedimentos de nomeação e fiscalização, observando os critérios de idoneidade", pontua.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir