Viagora

Promotor denuncia ex-prefeito de Elesbão Veloso por corrupção

Foram denunciados o ex-prefeito José Ronaldo Gomes Barbosa, o contador Edilberto Mendes Loiola, Joniel Pereira da Silva e Anarielly Reis Gomes Loiola.

O promotor de Justiça José William Pereira Luz ofereceu denúncia em face do ex-prefeito de Elesbão Veloso José Ronaldo Gomes Barbosa (PTB) pelos crimes de corrupção, peculato e associação criminosa. O representante do Ministério Público do Piauí (MPPI) aponta para a criação de empresas fictícias para participação em contatos simulados.

Na denúncia também são citados o contador Edilberto Mendes Loiola, representante da empresa E.M. Loiola Contabilidade, além de Joniel Pereira da Silva genro de Edilberto e sua esposa Anarielly Reis Gomes Loiola, ambos se identificaram como proprietários da Joniel Pereira Da Silva Gesso Me “Construgesso Drywall”.

Segundo o promotor William Luz, a investigação se iniciou a partir de Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado para apurar a atuação de associação criminosa desviando recursos municipais, a partir de fraudes em licitações e contratos, com uso de empresas de fachada e “laranjas”.

Além disso, o Ministério Público do Piauí apurou que na gestão do ex-prefeito Ronaldo Barbosa empresas sem a devida aptidão técnica ou pessoal foram contratadas por alto valor para atuar na execução de serviços no município.

O promotor frisa ainda que há indícios de desvio de recursos para beneficio próprio ou alheio por parte do ex-prefeito de Elesbão Veloso que também teria ordenado e efetuado despesas não autorizadas por lei.

Desvio de recursos públicos

De acordo com o MP, Ronaldo Barbosa enquanto prefeito do município praticou o crime de ordenação ilegal de despesa a partir do extravio de recursos públicos em favor de terceiros. O promotor explica que o ex-prefeito contratou a empresa Construtora Joniel Pereira Silva Gesso, que não existia, mesmo ciente deste fato, além de fazer pagamento sem a prévia liquidação.

Os empresários Edilberto Mendes Loiola, Joniel Pereira da Silva e Anarielly Reis Gomes Loiola também são destacados na denúncia pela suposta prática de desvio de recursos.

Segundo o órgão ministerial, a dinâmica do fato ocorreu da seguinte forma: o contador da cidade Edilberto Mendes atuou na criação da empresa de engenharia, enquanto Joniel Pereira, mesmo sem formação na área, cedeu seu nome e CPF para que o empreendimento fosse criado. Já Anaryelle Reis, filha de Edilberto e esposa de Joniel, participou da estrutura da empresa fictícia. O promotor aponta também que ambos compraram uma casa com valores transferidos pela empresa.

Dos pedidos

Diante dos fatos expostos na denúncia, o Ministério Público pede o pagamento de R$ 436.335,67 pelo ex-prefeito e os empresários. Solicita ainda que seja mantida a indisponibilidade de valores a partir do bloqueio das contas bancárias existentes em nome dos denunciados.

Outro lado

O Viagora procurou o ex-prefeito e demais citados na denúncia, mas até o fechamento da matéria eles não foram localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também