Gildásio Guedes diz que aumentará segurança na UFPI após morte de aluna
O Reitor lamentou a morte de Janaína Bezerra que foi assassinada nas dependências da UFPI, e destacou a ampliação de fiscalização no local como uma das medidas concretas de segurança.
Nesta sexta-feira (03), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Gildásio Guedes, se fez presente na missa de sétimo dia em memória a estudante de jornalismo da instituição, Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, que foi brutalmente estuprada e assassinada no último sábado, 28 de janeiro no campus de Teresina. O docente se pronunciou sobre a insegurança no espaço acadêmico e destacou que tem estudado ações em busca de garantir a integridade de todos.
Gildásio Guedes lamentou o falecimento da jovem que foi assassinada nas dependências da UFPI, e destacou a ampliação de fiscalização no local como uma das medidas concretas de segurança.

“Vamos fiscalizar mais ainda tudo o que acontecer dentro da universidade para que não volte a se repetir. É um momento de muita tristeza e também um momento de mais controle sobre tudo aquilo que nós estamos realizando e fazendo para que isso nunca mais aconteça”, informa.
Com a partida de Janaína Bezerra de forma tão violenta também se foram sonhos de uma mulher, jovem e estudante que queria mudar as condições financeiras da família por meio dos estudos. O reitor da instituição declarou que a UFPI chora a dor da família e que está empenhando ações para melhorar a segurança interna na instituição, demanda recorrente dos universitários.
“É o sonho, um sonho é um sonho, né? E nós estamos aqui para lamentar tudo isso. É uma dor imensa. A universidade chora a dor da família e a universidade chora também a sua dor. É uma palavra de conforto, mas uma palavra também de tomada de decisões para ver o que que a gente pode melhorar naquilo que diz respeito a segurança interna. Nós temos trabalhado muito na segurança interna, mas alguns acontecimentos como foi esse caso foge ao nosso controle por várias razões, mas a universidade tem lutado sim para manter a integridade de todo o seu tecido social e até das nossas vizinhanças. Nós vamos tomar todas as medidas necessárias e suficientes para aumentar a segurança de todos”, pontua.
Sobre o caso
A estudante de Jornalismo da UFPI, Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi encontrada morta nas dependências da instituição de ensino no sábado, 28 de janeiro. A declaração de óbito da vítima emitida pelo Instituto Médico Legal (IML), aponta que a jovem estava com pescoço quebrado. O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Barêtta, ainda confirmou que a vítima foi estuprada, de acordo com a necropsia.
O suspeito de cometer o crime é o estudante de mestrado de Matemática da UFPI, Thiago Mayson, que foi preso em flagrante no dia em que a jovem foi encontrada morta. No último domingo (29), a juíza de plantão Haydee Lima de Castelo Branco decretou a prisão preventiva do suspeito de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra.
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir