UBSs de Teresina fazem mais de 75 mil atendimentos em fevereiro
Segundo a prefeitura municipal de Teresina (PMT), nessas UBSs, atendem um total de 263 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF).
Em fevereiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) DE Teresina, realizaram mais de 75 mil consultas médicas e de enfermagem. A capital mantém 91 UBS em todos os bairros da cidade, que são geridas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB).
Segundo a prefeitura municipal de Teresina (PMT), nessas UBSs, atendem um total de 263 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), cada uma composta por médico, enfermeiro e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Os profissionais são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade. Realizam atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres”, esclarece Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS.
Conforme a PMT, os agentes comunitários de saúde têm por função manter o vínculo entre os profissionais e a comunidade por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em domicílios e coletividades, focando nas atividades educativas em saúde. Segundo a prefeitura, somente no último mês, mais de 146.200 visitas foram realizadas por estes agentes.
De acordo com a prefeitura, grande parte das UBS possuem também Equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, que além de atendimentos odontológicos, são responsáveis por atividades de educação e prevenção de saúde bucal junto à comunidade.
Segundo a prefeitura, no mesmo período, as equipes realizaram mais de 560 atividades coletivas e mais de 97 mil procedimentos individuais, como curativos, coleta de material para exames, testes rápidos, dentre outros. Além disso, as UBSs auxiliam no cumprimento do esquema vacinal, com 47 mil doses aplicadas no período.
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir