Viagora

Piauí comemora o 200º aniversário da Batalha do Jenipapo

A solenidade teve início na manhã desta segunda-feira (13), no município de Campo Maior.

  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 1 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 2 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 3 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 4 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 5 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 6 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 7 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 8 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora Prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix. 9 / 14 Prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix.
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 10 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 11 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 12 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora 200° aniversário da Batalha do Jenipapo 13 / 14 200° aniversário da Batalha do Jenipapo
  • Matheus Santos/Viagora Senador Marcelo Castro 14 / 14 Senador Marcelo Castro

Nesta segunda-feira (13), por volta das 9h, teve início da solenidade cívico-militar no monumento Heróis do Jenipapo, na cidade de Campo Maior. O evento foi realizado em comemoração aos 200º aniversário da Batalha do Jenipapo.

Na ocasião foi realizada apresentações de artistas do teatro, circo, música e dança. Também foi feita outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do Estado. O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, comenta que o estado foi essencial para o processo de independência do Brasil.

“Um momento histórico para o Brasil, não apenas para o Piauí, essa batalha do Jenipapo, ocorrida há 200 anos atrás as margens do rio Jenipapo, ela significou a consolidação da independência do Brasil, porque os portugueses ficaram ainda com a pretensão de dominar o Norte do Brasil, e o Piauí fazia parte junto com o Maranhão e o Pará. E foi exatamente o Piauí que se insurgiu contra essa tentativa de continuar dominando, primeiro em Parnaíba, com Simplício Dias e Leonardo castelo Branco, depois Oeiras, mas a batalha onde mais de 200 vidas foram perdidas do lado piauiense, e cerca de 36 do lado português foi aqui na batalha do Jenipapo, que gerou baixas no exército português, e levou o exército a se refugiar em Caxias”, disse.

Questionado se o Governo do Piauí vaio investir no turismo histórico do estado, o governador Rafael Fonteles fala que inicialmente é necessário promover o interesse do próprio piauiense pela sua história, e depois expandir o turismo histórico juntamente com o ecológico para o restante do Brasil e do mundo.

“Sem dúvida o turismo é uma vertente de desenvolvimento econômico muito importante, e a gente tem que começar o turismo fazendo o próprio Piauí amar e conhecer o Piauí, depois trazer os brasileiros para conhecer as nossas belezas históricas e naturais, e depois trazer os turistas do mundo inteiro. Essa parte do patrimônio histórico combinado com esse turismo ecológico, que nessa região de Campo Maior, Castelo do Piauí, essa região Norte do Piauí que vai Piripiri, Piracuruca, tem muita coisa interessante para o próprio povo do Piauí conhecer. Só se faz turismo quando o próprio povo da região valoriza, os seus monumentos históricos, as suas belezas naturais, naturalmente depois vem através do esforço de promoção do turismo pelo governo do estado”, falou.

O governador também falou que o estado está procurando fazer com que os brasileiros conhecerem a história e reconhecerem a contribuição proporcionada pelo Piauí na independência do Brasil.

“O que nós temos feito, fiquei muito feliz na Folha de São Paulo, um, belo artigo que foi colocado lá explicando em detalhes a nossa história da batalha do jenipapo. O governo já tem atuado muito nesse sentido, primeiro o piauiense tem que conhecer, tem que está nos livros para que os alunos, eu vi ali uma quantidade de alunos bem pequenos, abaixo de 10 anos, já vindo visitar o monumento, é isso eu nós temos que estimular cada vez mais, e claro usar a força do governo para divulgar essa cultura, essa história do Piauí fora daqui, é o que a gente também tem procurado fazer, para cada vez mais o Brasil entender, que quando a pátria pediu liberdade o primeiro que lutou foi o Piauí”, concluiu

Estavam presentes no evento o senador Marcelo Castro; Ministro da Cidadania Wellington Dias; deputada Ana paula; deputado Severo Eulálio; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva. 

Facebook
Veja também