Motoristas de ônibus fazem protesto no 3º dia de greve em Teresina
De acordo com o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, além do atraso no salário, os motoristas e cobradores apontam outras dificuldades nas condições de trabalho.
Na manhã desta quarta-feira (15), motoristas e cobradores protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pedindo para que o poder público dê alguma atenção e solução sobre a atual situação do transporte público na capital.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, além do atraso no salário, os motoristas e cobradores apontam outra dificuldade nas condições de trabalho. “A empresa Transcol, que atua na zona Sul, tem vários trabalhadores que não trabalham com carteira assinada, férias vencidas, duas ou três férias vencidas, trabalhadores que são contratados par o meio período e trabalham no período inteiro, e a justiça não ver isso”, explica o presidente do sindicato.
Segundo Antônio, a manifestação em frente à Alepi, é para que o estado olhe para essa situação, já que como segundo ele a prefeitura não tem interesse em resolver. “O que a gente queria é que o governo do Estado interviesse nessa situação, já que o prefeito não quer resolver. Nós queremos é que ele rompa o contrato com essas empresas, traga empresas de fora, absolva a mão de obra dos trabalhadores, por nossos direitos, e atenda a população e aos estudantes que precisam de ônibus e tem seus direitos suprimidos de ir e vir.
Na tarde dessa terça-feira (15), o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Téssio da Silva Tôrres, determinou em caráter liminar a circulação de 100% da frota de ônibus nos horários de pico em Teresina. Porém, a manhã desta quarta iniciou sem a presença de nenhum ônibus.
Questionado sobre o motivo do descumprimento da ordem, o presidente do Sintetro explicou que quem dever ser multado é o próprio Setut. “Quem deve ser multado é o Setut, faz tempo que a Strans determina que rode 250 carros e nunca foi colocado esses carros aqui em Teresina. Então ele tem que começar punindo o próprio Setut. O que nós não podemos é trabalhar sem receber. Hoje está fazendo 45 dias que determinadas empresas não pagaram a classe trabalhadora”, frisou o presidente.
Sobre a greve
Hoje completa o terceiro dia de greve geral no transporte público na capital, iniciada nessa segunda-feira (13). O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado (Sintetro), pede a assinatura da convenção de motoristas e cobradores para assegurar os diretos da categoria.
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir