Passageiros reclamam da falta de dinheiro para transportes em Teresina
De acordo com o presidente do Sintetro, uma das reivindicações para o fim da greve é a assinatura da convenção de motoristas e cobradores.
Nesta quinta-feira (16), completam-se quatro dias da greve geral dos motoristas e cobradores de ônibus iniciada nessa segunda-feira (13), os passageiros que precisam do transporte público já começam a ficar mais preocupados sobre como chegarão ao destino, como trabalho ou escola.
Isso, é devido à falta de dinheiro para pagar os transportes alternativos, como os carros cadastrados pela prefeitura, motoristas de aplicativo ou os famosos “ligeirinhos”, que atuam na capital.
Os passageiros relatam a dificuldade em chegar ao destino no horário, já que não sabem se os transportes alternativos irão passar, além da reclamação da falta de dinheiro para o pagamento desses transportes.
A vendedora Maria Aparecida, que já esperava um transporte a uma hora e meia, contou que em um ou dois dias de greve ainda existe a possibilidade de gastar um dinheiro a mais com o transporte, mas explica que com o passar do tempo essa possibilidade deixa de ser apenas uma possibilidade e começa a ser uma preocupação. “É preocupante, é revoltante. Eu estou aqui nessa parada a uma hora e meia e provavelmente vou ficar mais tempo ainda. A minha preocupação principal é o dinheiro, sabe? A gente tem que pagar conta, comprar comida, e esse dinheiro está indo todo direto para o lixo. Em um ou dois dias ainda dá pra pagar um transporte mais caro, mas com o passar do tempo isso vai virando um pesadelo”, conta Aparecida.
O comerciante Arthur Silva, que possui um ponto de vendas em um dos pontos de ônibus há dez anos, explica como essa greve afeta não só os passageiros, mas toda a cidade. “Isso é um descaso com a população. Eu já estou nesse ponto há dez anos e nunca vi nada parecido. Claro que já houve greves no passado, mas essa é de outro mundo. As vendas aqui caíram muito, e em todo o centro, afeta muito o comércio, a economia, a cidade inteira”, disse o comerciante.
Athur também completa, falando que as autoridades precisam ser mais responsáveis e precisam entender o lado da população. “Eu vejo as entrevistas que fazem e essas autoridades precisam ser mais responsáveis, precisam entender o lado da população. Nós vemos vereadores que entraram justamente com pautas assim, de transporte público, tem vereadores que iam para as ruas, quase derrubavam ônibus, e agora estão lá dentro, escondidos. Isso é um descaso com as pessoas que realmente precisam”, encerrou o comerciante.
SINTETRO
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, uma das reivindicações é a assinatura da convenção de motoristas e cobradores.
STRANS
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informou que foram cadastrados cerca de 100 veículos para circular na capital durante a greve do transporte coletivo.
De acordo com a instituição, além dos veículos cadastrados, em Teresina há 20 vans que funcionam como transporte alternativo para serem utilizadas pela população.
Prefeitura de Teresina
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, apresentou um plano que acabaria com a greve dos ônibus na capital. Nesse plano, a prefeitura compraria 150 ônibus novos, e outros 150 ônibus seriam custeados por uma empresa de transporte urbano, colocando para circular ao menos 300 ônibus em toda a cidade. A partir daí, seria estipulado um prazo para que a prefeitura, desfizesse o acordo com o SETUT.
Esperantina foi reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização
O selo é um reconhecimento ao esforço da gestão municipal em garantir que as crianças de Esperantina estejam alfabetizadas na idade certa, por meio de políticas públicas eficientes.Ministério Público do Trabalho investiga Sterlix Ambiental em Teresina
A empresa informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e reforçou seu compromisso em construir um ambiente de trabalho saudável.Acidente envolvendo motocicleta deixa idoso morto em Beneditinos
De acordo com informações o acidente fatal aconteceu na noite dessa quinta-feira (24).Semarh emite alerta de chuvas intensas no Piauí até o fim de abril
As regiões atingidas serão as microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.Silvio Mendes vai enviar à Câmara projeto para criação do Fundo Municipal da Juventude
Conforme a prefeitura, o fundo vai proporcionar autonomia a SEMJUV e permitirá financiamento de projetos e organizações da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir