Defesa Civil intensifica monitoramento dos rios no Norte do Piauí
De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas.
Nesta quarta-feira (22), o Governo do Piauí através do gabinete de crise, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), divulgou que realizou o envio de equipes para intensificar os trabalhos de supervisão e monitoramento nas áreas ribeirinha em municípios da região Norte do estado atingidos pelas cheias dos rios.
De acordo com a Sedec, o gabinete de crise instituiu um protocolo de ação rápida para preservação de riscos e desastres nas cidades castigadas pelas chuvas, principalmente em fase de oscilações de vazão dos rios Longá e Marataoan, cujo aumentaram exponencialmente o grau de risco das populações ribeirinhas em Barras, Esperantina e Piripiri.
“O fator crucial é que há realmente uma elevação da vazão dos rios Marataoan e Longá, em função da estação chuvosa. Porém, no município de Barras, observamos, além dos mesmos problemas oriundos da subida do volume do rio Marataoan, observamos questões relativas a drenagem do próprio município, das áreas que acumulam água com facilidade”, explicou o assessor técnico da Sedec e climatologista, Werton Costa.
Ainda de acordo com a Sedec, na cidade de Piripiri, a equipe foi acompanhada de integrantes da gestão municipal visitou a zona urbana e rural, nessa terça (21). Em Barras e Esperantina, outro grupo da Defesa Civil estiveram acompanhando o monitoramento dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram o nível nos últimos dias.
“Todo ano, a água invade essas mesmas casas, das mesmas pessoas. Todos já foram bem abrigados e estão sendo assistidos. A gente se adiantou para retirar eles de lá antes de uma enchente maior. Dez famílias foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais”, disse o secretário da Defesa Civil, Walter Sousa.
Piripiri
Piauí
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Defesa Civil de Teresina
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança públicaProerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM).Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços.Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir