Viagora

Polícia Militar intensifica segurança no Metrô de Teresina

Atualmente, o transporte possui a ronda de 13 policiais, que atuam em duplas durante o dia, desde as primeiras viagens pela manhã, até o encerramento das atividades a noite.

O Governo do Piauí divulgou que a parceria firmada entre a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e a Companhia Ferroviária do Estado, diminui a insegurança dos passageiros do metrô de Teresina. O acordo que foi estabelecido em 2018, pretendia reduzir a onda de assaltos e vandalismos dentro do transporte.

O tenente-coronel Jozinaldo Marinho garante que estão no controle dos problemas nos vagões e que os policiais estão a serviço dos usuários. “No início dos VLTs, houve vários assaltos, arrastões, de maneira que fomos procurados e tomamos a providência de colocar policiamento dentro do metrô. Nós tivemos várias dificuldades em autuar aquelas pessoas que estavam cometendo crimes e vandalismo. Hoje, nós colocamos tudo em ordem e estamos à disposição da sociedade, de maneira que qualquer cidadão que se sentir ofendido ou achar alguma pessoa suspeita pode procurar os policiais que se encontram dentro do metrô para que a gente possa tomar as providências”, diz.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRondas dos PM S reduz insegurança no metrô
Rondas dos PM S reduz insegurança no metrô

Atualmente, o transporte possui a ronda de 13 policiais, que atuam em duplas durante o dia, desde as primeiras viagens pela manhã, até o encerramento das atividades a noite. O Coordenador de Operações do Metrô de Teresina, afirma que a presença dos PM’S inibiu vândalos e não tiveram mais problemas com a segurança desde a formalização do convênio.

“Quando iniciou a operação do VLT em 2018, a gente formulou a parceria com a Polícia Militar do Piauí visando uma segurança melhor dentro dos vagões. E no trem anterior, tinham muitos vândalos. Por conta disso, a gente foi aconselhado a procurar essa parceria com a PM. Desde as primeiras viagens, iniciadas no ano de 2018, com os novos VLTs, essa parceria foi formulada. A gente tem dois policiais militares nos dois turnos. Por conta dessa parceria, a gente conseguiu eliminar esse problema de vandalismo dentro do VLT. Não tivemos mais problemas desde essa data após o convênio firmado”, afirma.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), a empresa transporta atualmente cerca de 5.400 passageiros por dia, em uma extensão de 13,5 km e 11 estações.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também