Cães passarão por encoleiramento contra leishmaniose em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta quarta, as ações contra a doença serão iniciadas nos bairros Angelim e Santa Maria da Codipi.
Nesta quarta-feira (08), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Zoonoses, inicia o terceiro ciclo do encoleiramento de 9.660 cachorros, que tem como objetivo combater a leishmaniose visceral (calazar).
De acordo com a FMS, a ação ocorre nas residências do bairro Angelim, na zona Sul de Teresina, com 4.740 cães, e em seguida nas casas do bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte, com 4.920 cachorros. Os profissionais se reuniram às 8h no colégio do Residencial Dignidade, zona Sul, e em seguida partirão para o deslocamento até as residências.
Ainda conforme a Fundação, cerca de 18.672 amostras de sangue de cães foram coletadas até o momento. Após o término dessa etapa, novas áreas de trabalho serão selecionadas, tendo como base os critérios do Ministério da Saúde (MS).
Segundo Paulo Marques, que é gerente de zoonoses da FMS, estratégia do MS é utilizar coleiras impregnadas com inseticida, que em contato com a pele do animal, libera o princípio ativo que repele a aproximação do vetor de transmissão da doença.
“A coleira está impregnada com deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da leishmaniose”, explicou o profissional.
Leishmaniose Visceral
A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa grave que atinge os órgãos internos, como fígado e baço, e é transmitida através da picada de insetos popularmente conhecido como “mosquito palha”.
O Ministério da Saúde (MS) pontua que o cão é a principal fonte de infecção para o inseto transmissor. A Leishmaniose tem como sintomas: febre de longa duração; aumento do fígado e baço; perda de peso; fraqueza; redução da força muscular e anemia.
-
Hospital da PM expande capacidade de atendimento em Teresina
De acordo com a Sesapi, esse avanço é resultado de uma série de investimentos e ações realizadas, visando tanto a reforma e modernização da unidade, como a ampliação e implantação de novos serviços. -
HGV registrou mais de 24 mil internações e cirurgias em 2024
Conforme a secretaria de saúde, de janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações. -
Nova Maternidade em Teresina divulga 1° bebê nascido em 2025
A bebê Maya Antonelly nasceu às 9h37 do dia 1º de janeiro, por meio de um parto cesariano, com 4,150 kg e 50 cm -
Carretinha da Saúde realiza mais de 20 mil atendimentos no Piauí
segundo a Sesapi, a Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças do Piauí -
Piauí precisa de apoio federal para diminuir filas de cirurgias, diz Antônio Luiz
O secretário estadual de saúde comentou sobre os investimentos em infraestrutura hospitalar para aprimorar a saúde pública do Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir