Dr. Pessoa vai acionar Procuradoria do Trabalho para resolver greve dos garis
O prefeito de Teresina determinou que seja acionado Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir a regularização da situação.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), recebeu na manhã desta terça-feira (11), seu secretariado e assessores em uma reunião emergencial no Palácio da Cidade. No encontro, foi pautado sobre a paralisação dos trabalhadores que atuam na limpeza urbana e coleta de lixo da cidade, pelo atraso no pagamento por parte do Consócio Teresina Ambiental (CTA).
Durante a reunião, o chefe do executivo determinou que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) acione o Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir a regularização da situação que vem afetando Teresina.

De acordo com a PMT, cerca de 1.700 trabalhadores atuam na limpeza urbana e coleta o lixo, sendo contratados pela empresa Litucera, única participante do consórcio. Com o atraso, a gestão municipal assumiu a responsabilidade para realizar o pagamento diretamente aos trabalhadores, mesmo já tendo feito os devidos repasses financeiros.
“Convoquei meu secretariado para nessa reunião dar resolutividade para a situação da limpeza urbana de Teresina. Vamos acionar o Ministério Público do Trabalho para que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e o serviço de limpeza, que é essencial, volte a funcionar em nossa cidade”, disse o Dr. Pessoa.
De acordo com o secretário de Finanças, Admilson Brasil, afirmou que neste ano a empresa Litucera recebeu R$ 48 milhões do município, e mesmo assim, tem atrasado o salário dos funcionários e também os pagamentos referentes a aluguel e combustíveis dos veículos utilizados na limpeza e coleta de lixo.
“Não entendemos a motivo do atraso do salário dos funcionários, o atraso do pagamento dos carros alugados para fazer a coleta de lixo. O certo é que o Município de Teresina pagou esse ano 48 milhões de reais à empresa, ano passado, mais de 177 milhões. Então, não entendemos o porquê de tanto atraso”, explicou.
Judicialização
O procurador-geral do Município, Ari Ricardo Ferreira, destacou que está sendo preparado documento para notificar o Ministério Público do Trabalho, para que a situação seja resolvida.
“Existem órgãos de fiscalização, como o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. Eles serão devidamente comunicados de que essa dissonância está prejudicando a prestação de um serviço público essencial”, frisou.
Museu do Piauí recebe 22ª Semana dos Povos Indígenas
A abertura oficial será realizada nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, com apresentações culturais e debates.Semarh autoriza mais de 100 processos para regularização de poços no Piauí
As medidas vêm em um momento crítico, após o Governo do Estado decretar situação de emergência em 129 municípios por conta da escassez de chuvas.Piauí tem 32 empregadores na “Lista Suja” do trabalho escravo, aponta MTE
Ao todo, 295 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em 27 municípios do estado.Apostador de Teresina fatura R$ 61 mil na quina da Mega-Sena
Os números da sorte foram: 06, 22, 24, 49, 53 e 56, conforme informado pela Caixa Federal Econômica.Confira programação de missas durante a Semana Santa em Teresina
As celebrações serão presididas pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir