Dr. Pessoa vai instalar câmeras e botões do pânico nas escolas
Segundo o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o monitoramento por câmeras será feito 24 horas, através de duas centrais.
Nesta quarta-feira (12), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou uma autorização da contratação de uma empresa que será responsável pela instalação de equipamentos de segurança em escolas da rede municipal de ensino da capital.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), serão instaladas câmeras de segurança e botões de pânico em escolas e creches da cidade, tanto na zona urbana quanto na rural.
O órgão informa que o investimento deve ser de R$ 20 milhões, para a implantação do sistema em 321 escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Ainda de acordo com a PMT, a ação está cumprindo a Lei Municipal Nº 5.823/22, que foi sancionada em novembro de 2022, por Dr. Pessoa, que obriga as instituições de ensino a instalarem câmeras de segurança. O gestor informou que o sistema é uma forma de garantir mais segurança aos alunos e profissionais das escolas e creches.
“Com a instalação de câmeras e botões do pânico em todas as escolas, pretendemos garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades e Teresina sai a frente, enquanto outras capitais ainda estão buscando soluções. Isso se chama planejamento”, disse.
O secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, informou que o monitoramento será realizado 24 horas na sede da instaladas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), na da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
“O prefeito Dr. Pessoa, nessa missão de desenvolver boas políticas educacionais, determinou, ainda no ano passado, que estudássemos formas de melhorar a segurança nas escolas. O estudo determinado pelo prefeito foi realizado e hoje, temos a satisfação de receber dele a autorização da contratação de uma empresa que instalará esse sistema. O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, informou.
Segundo o Secretario Municipal de Governo, Michel Saldanha, comentou que a contratação da empresa irá viabilizar um ambiente mais seguro tanto para alunos, quanto para os pais.
“Hoje o prefeito está autorizando a contratação da empresa para efetivação do videomonitoramento em todas as escolas do município de Teresina, tanto da rede urbana, quanto da rede municipal, na perspectiva de que possamos viabilizar um ambiente mais seguro aos professores, alunos e as famílias que deixam seus filhos nas escolas, para que saiam de lá com a tranquilidade de que eles estarão seguros”, comentou.
Teresina
Piauí
Teresina
Dr. Pessoa
Guarda Civil Municipal de Teresina - GCM
Strans
Polícia
Prefeitura de Teresina
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.Esperantina recebe novo trator de arado entregue oficialmente pela Prefeitura
A entrega foi realizada pela prefeita Ivanária Sampaio, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da agricultura local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir