Viagora

COE aponta aumento nos casos da Covid-19 em Teresina

De acordo com o COE Teresina, a capital também registrou aumento de 64% nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Os dados são referentes a 15ª semana epidemiológica de 2023.

Nesta terça-feira (18), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina divulgou boletim epidemiológico que aponta para aumento de 74% na realização de teste rápidos e na positividade para a doença, que saltou de zero para 12%, se comparado a semana anterior. Os dados são referentes a 15ª semana epidemiológica de 2023.

De acordo com o COE Teresina, a capital também registrou aumento de 64% nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O boletim também informa que desde 16 de fevereiro deste ano não houveram óbitos causados por infecção pelo SARS-CoV-2, a covid-19, em residentes na cidade de Teresina.

Ainda segundo o COE, a notificação dos casos e dos resultados dos exames laboratoriais às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada) são importantes para o controle epidemiológico.

Além disso, o COE aponta para a necessidade de atualização do esquema vacinal e de medidas como isolamento social ou quarentena para aqueles que são mais vulneráveis a doença. Diante do surgimento de sintomas é recomendado procurar por atendimento médico, medicações antivirais específicas e necessidade de diagnóstico diferencial com outras infecções respiratórias ou mesmo com arboviroses (especialmente a dengue) que poderão demandar medidas terapêutica.

Facebook
Veja também