Rafael assina acordo para identificar novos perímetros irrigados no Piauí
O governador do Piauí firmou o acordo nesta quarta-feira (19) com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Regional para novos investimentos de irrigação.
Nesta quarta-feira (19), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou um acordo com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Regional, para identificação de novos perímetros no estado a serem contemplados com investimentos de irrigação através de um Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O gestor esteve reunido com sua equipe técnica em Teresina para discutir sobre dois projetos dos perímetros irrigados: Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos.
De acordo com o Governo do Piauí, os dois projetos correspondem a mais de 20 mil hectares, destes 5 mil são irrigados O aumento previsto com o incremento na região, é de 25 mil hectares. Ainda decorrente destes investimentos, novas oportunidades de empregos diretos serão geradas garantindo mais renda para os piauienses.
Na ocasião, o governador afirmou que o modelo foi bem sucedido na Bahia e deve proporcionar melhorias no território piauiense. Os dirigentes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estiveram na reunião e iniciaram os estudos para que futuramente sejam concedidos os perímetros irrigados.
“Estamos muito felizes com esta modelagem. Sabemos que deu certo na Bahia. Lá deu certo e é este modelo que a gente quer trazer para esses dois perímetros irrigados para quem sabe, fazer em outros locais a mesma modelagem”, explicou o governador.
Rafael Fonteles ressaltou ainda a importância da parceria com a iniciativa privada e o investimento do Governo Federal nos projetos.
“O Platôs de Guadalupe vão chegar a mais de 30 mil hectares irrigados, então, é algo muito significativo para toda a região. E o Estado, por meio da Secretaria da Irrigação, com a gestão do Firmino Paulo, dará este suporte para que os técnicos do governo federal ou da empresa contratada para fazer os estudos, possam encaminhar o mais rápido possível, com as informações necessárias para viabilizar economicamente estes perímetros”, afirmou o gestor.
O secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, esteve no evento e afirmou que o Piauí é um estado estratégico para a elaboração de planejamento do Plano Plurianual (PPA).
“Gostaríamos de agradecer a recepção do governador Rafael Fonteles e toda a equipe do estado. O Piauí é estratégico para esta nova etapa do projeto. Em nome do ministro Waldez Góes, estamos atendendo a uma diretriz do presidente Lula para reafirmar este compromisso do desenvolvimento sustentável, na ampliação de terrenos irrigados e implementação de uma série de obras estruturantes, e poder compartilhar com o povo do Piauí, discutindo quais são as prioridades do estado para estes próximos quatro anos”, destacou o gestor.
De acordo com o secretário de Estado da Irrigação e Segurança Hídrica, Firmino Paulo, o Piauí conta com apenas um quarto dos perímetros irrigados e com o auxílio do Governo Federal a obra deve ser finalizada.
“São mais de 20 mil hectares dos dois perímetros, para proporcionar irrigações nessas regiões. E hoje nós só temos, aproximadamente, um quarto destes perímetros irrigados. Então, queremos por meio dessa reunião técnica, com o Dnocs, Codevasf e Ministério da Integração Nacional, buscar o consórcio que está interessado em assumir esta PPI, que é um programa de investimento do governo federal que, com certeza, por meio destes investimentos, esta obra finalmente será finalizada e irá proporcionar cada vez mais desenvolvimento para a população do Piauí”, destacou o gestor
-
Ouvidoria do Imepi registrou 900 atendimentos em 2024, diz levantamento
De acordo com a servidora do Imepi e responsável pelo setor da ouvidoria, Antônia Ferreira, o maior índice de mensagens enviadas são para denúncias de postos de combustíveis e balanças em situação irr -
Raimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado. -
Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí. -
Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação. -
Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir