Rafael Fonteles e primeira-dama lançam o Pacto pelas Crianças do Piauí
De acordo com o governador do Piauí, o pacto se configura como um investimento no desenvolvimento integral durante a primeira infância, que corresponde a crianças com 0 a 6 anos de idade.
Em solenidade que marcou o lançamento do “Pacto pelas Crianças” nesta terça-feira (25), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, junto a primeira-dama, Isabel Fonteles, anunciou a Carretinha da Saúde, primeira ação do programa. O evento aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira, o secretário de Saúde, Antônio Luiz e a Secretária de Assistência Social, Regina Sousa.
De acordo com o governador do Piauí, o pacto se configura como um investimento no desenvolvimento integral durante a primeira infância, que corresponde a crianças com 0 a 6 anos de idade. Rafael Fonteles explicou que o programa visa elaborar políticas públicas, através da Sasc, Seduc e Sesapi, para estimular a alfabetização na idade certa, além da vacinação em dia, o acolhimento familiar e a possibilidade de fazer exames.
“É um investimento na primeira infância, de 0 a 6 anos, é o momento em que as crianças estão realmente tendo seu desenvolvimento cerebral, começando a socialização. então garantido desenvolvimento integral nesse período sobretudo na área da saúde e educação, também com olhar especial as crianças vulneráveis que não podem estar com o convívio das famílias por alguma razão que precisam estar em abrigo ou acolhimento familiar, isso é muito importante para garantir o futuro da nossa sociedade, não apenas das crianças que são acolhidas”, reforça.
Durante o lançamento do programa também houve a abertura de uma exposição fotográfica, intitulada “Adoção: Laços de Amor”, que apresentou registro de famílias transformadas pela adoção, um ato repleto de amor e acolhimento. Diversas crianças prestigiaram o evento, inclusive os filhos do governador e da primeira-dama.
A primeira-dama atuará nas articulações entre as três secretarias visando garantir a execução do pacto. Isabel Fonteles destaca o público-alvo do programa e afirma que no interior do Estado haverá convênio com os municípios para levantamento de dados sobre as demandas e quantidade de crianças a serem contempladas.
“Existem no Piauí cerca de 360 mil crianças dentro da faixa etária que nós vamos englobar que são crianças de 0 a 6 anos, e cerca de 280 mil crianças são SUS dependentes então é este público que nós queremos atingir. Ainda estamos conversando com as secretarias de educação, saúde e assistência social para fazer o levantamento dos dados e ver quais serão os primeiros municípios alcançados, o número de crianças que serão atendidas por programas”, afirma.
A Carretinha da Saúde é um veículo que proporcionará atendimento oftalmológico, audiométrico e odontológico para crianças na primeira infância em todo o estado do Piauí, como explica o secretário de Saúde, Antônio Luiz.
“Ele vai rodar os municípios de acordo com os convênios com as prefeituras que vão indicar as crianças de 0 a 6 anos, inclusive quando detectar problema de oftalmologia o governo poderá os óculos para aquela criança”, pontua.
O governador ressalta que antes da carreta chegar aos municípios no interior do Estado será necessário fazer um cadastramento através da secretaria municipal para que o programa tenha conhecimento sobre a quantidade de crianças a serem atendidas.
"Vai aos municípios, obviamente que antes de chegar vai ter sido feito o cadastramento pela Sesapi em parceria com a secretaria municipal de educação para que possamos fazer o atendimento em série de crianças, sobretudo nesses três exames oftalmológico, audiométrico e odontológico", afirma.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Sasc
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Rafael Fonteles
Isabel Fonteles
Estudantes do Piauí conquistam 90 medalhas na Olimpíada de Educação Financeira
De acordo com o governo, o destaque foram os alunos da rede estadual de ensino.Quitanda marca presença na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Pelo menos 25 coletivos de produtores da agricultura familiar de Teresina, União, José de Freitas, Altos e Coivaras participarão da feira ao longo dos três dias.Vigilância Sanitária e ADAPI discutem projeto para certificar produtos artesanais
O projeto visa melhorar a produção e comercialização de produtos artesanais.Rafael apresenta programa Saúde Digital em reunião de Países de Língua Portuguesa
O governador Rafael Fonteles apresentou a inovação digital aos representantes dos países-membrosDr. Pessoa recebe membros de Sindicato dos Transportes públicos de Teresina
O encontro ocorreu nessa terça-feira (13), onde foram discutidos os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do transporte publico da capital
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir