Viagora

Cães são vacinados após sagui ser diagnosticado com raiva em Teresina

O bloqueio acontece na quarta-feira (27), para cachorros e gatos do bairro Planalto Ininga, em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza um bloqueio vacinal na quarta-feira (27), de cachorros e gatos do bairro Planalto Ininga. A decisão veio após o diagnóstico positivo de raiva em um sagui, encontrado em escola da região.

Segundo a FMS, o bloqueio imuniza animais domésticos contra a raiva, e é realizado além do Planalto Ininga, em partes do bairro Horto Florestal, e áreas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde da Fundação, Walfrido Salmito, o sagui foi encontrado com a doença no dia 21 de abril. O animal recebeu os cuidados do Centro de Zoonoses da FMS. “A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos aqueles que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, informou.

O diretor aconselha que a população teresinense realize as prevenções necessárias, como: evitar alimentar e entrar em contato com animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, não domesticá-los e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Caso seja mordida, a pessoa deve ir até o Hospital da Primavera, zona Norte de Teresina, e realizar a vacinação. Os sintomas da raiva em humanos são febre, mal-estar, dor de cabeça, alterações do comportamento, convulsões e paralisia. O imunizante é para casos de acidentes graves com animais suspeitos da doença.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também