Viagora

O PT sozinho não ganha eleição em Teresina, declara Franzé Silva

O presidente da Alepi falou nesta quinta-feira (27), sobre a busca de apoios e articulações no pleito municipal em 2024.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), falou na manhã desta quinta-feira (27), sobre apoios e articulações para a disputa nas eleições municipais em 2024. O parlamentar é um dos possíveis pré-candidatos a prefeito de Teresina.

Lideranças de partidos e alguns vereadores, já têm declarado apoio ao nome do deputado mesmo sem o PT ter definido de fato quem será o pré-candidato no pleito.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDeputado estadual Franzé Silva (PT).
Deputado estadual Franzé Silva (PT).

Franzé Silva afirma que a movimentação de apoios tem surgido na cidade, por conta da carência que a população sente em ter um novo gestor, e destaca que será necessário realizar uma ampla articulação com partidos e com a sociedade civil organizada.

“Teresina precisa de um novo gestor, um gestor que tenha competência, que tenha o olhar especial com área da Educação, Saúde, Assistência Social do retorno da normalidade dos serviços. E só ganhará essa eleição em Teresina quem puder fazer uma articulação ampla com os partidos, com a sociedade com os movimentos populares, porque Teresina clama urgentemente por um novo gestor para poder voltar a ter normalidade dentro das políticas públicas que essa cidade precisa”, disse.

Em busca de apoio

Em meio as movimentações partidárias para as eleições do ano que vem, Franzé diz que o PT não ganha a eleição na capital sozinho e que o partido precisa ampliar a base.

“Costumo dizer que o PT nunca conseguiu ganhar a eleição para a Prefeitura de Teresina, porque sempre seguiu isolado. O PT só chegará ao poder dentro municipal, só terá acesso ao Palácio da Cidade se ampliar bases. O PT sozinho não ganha eleição. Precisamos, além da Federação, trazer outros partidos, trazer o movimento popular, trazer a sociedade para esse debate para um projeto de reconstrução de Teresina, e ter a certeza que iremos juntos construir uma nova cidade”, explicou.

Após a deputada estadual Bárbara do Firmino (PP), não descartar uma mudança de partido, o petista conta que o PT é de diálogos e que possivelmente ocorrerá conversas com a parlamentar.

“Não só a Bárbara do Firmino, mas outros políticos precisam entender que unidade é necessária para construir Teresina. Bárbara é uma pessoa que vem de um berço de alguém que tratou bem Teresina, que foi o ex-prefeito Firmino Filho, agrega e agrega muito! E nós iremos dialogar com a Bárbara, iremos dialogar com todos os parlamentares a nível estadual e municipal, mas acima de tudo buscar a empatia da sociedade civil organizada. É essa sociedade que leva o nome de qualquer pessoa para se viabilizar como candidato”, frisou Franzé.

Na oportunidade, o presidente da Casa legislativa também explicou a importância da unidade dentro do PT.  “Acredito que sim [em pévias]! O PT sempre foi um partido de muito debate, muito diálogo, mas tem a capacidade de unidade. Nós iremos unificar o PT num momento oportuno, é importante que tanto o deputado Fábio Novo como o deputado Dr. Vinícius estejam também fortalecendo a sigla. No momento que temos candidaturas, o deputado Merlong Solano também fortalece a sigla, e isso faz com agente difunda na cidade de Teresina, e partido estar preparado agora para administrar a capital, e isso faz com que num momento oportuno possamos unificar o PT para acima de tudo buscarmos aliados”, cravou.

Petistas na gestão de Dr. Pessoa

Questionado sobre membros do PT na gestão administrativa do atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), Franzé Silva afirmou que o partido chegará em um consenso à respeito do assunto.

“O PT é um partido de debates, e esse debate é feito.  Algumas pessoas não querem mais a permanência dentro da base do prefeito e outras querem, mas no momento oportuno chegaremos ao um consenso em ralação a essa situação”, destacou o parlamentar.

Facebook
Veja também