Viagora

Sejus utiliza cão policial para vistoriar presídio no Piauí

Segundo a Secretaria de Justiça, a Penitenciária Irmão Guido foi fiscalizada nessa terça-feira (04).

Nessa terça-feira (04), a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), fiscalizou a Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Na Operação Paixão de Cristo, atuaram os cães da Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal.

De acordo com a Polícia Penal do Piauí, o pastor belga malinois chamado K-9 SAM, está desde 2022 auxiliando em vistorias no sistema prisional do estado. O cachorro também colabora com forças como a da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao farejar e localizar drogas.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoCachorro K-9 SAM
Cachorro K-9 SAM

Para o policial do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal do Piauí, Wellington Nazário, as habilidades dos animais são importantes na operação.

“O cão policial é indispensável no sistema prisional, pois ocorrem situações em que o olfato e a visão humana não detectam. Os cães possuem em média 250 milhões de células olfativas e ajudam nesse trabalho. As melhores polícias do Brasil e do mundo já usam essa ferramenta que auxilia o nosso trabalho, e o fruto disso é uma sociedade mais segura”, disse.

O diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, destacou o compromisso da colaboração das forças de segurança com a sociedade, ao tentar devolver maior segurança a todos. A Operação Paixão de Cristo acontece nos presídios, durante toda a semana santa.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também