Viagora

Governo promove programa de prevenção às drogas em Teresina

A iniciativa aconteceu nesse domingo (30), na Praça da Liberdade, localizada no Centro da capital, onde foram ofertados vários serviços.

O Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Enfretamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol-PI), realizou nesse domingo (30), a primeira edição do “Programa Acolher Tá ON”, que tem como objetivo prevenir o uso abusivo de drogas e a redução de danos aos entorpecentes junto à população de rua do estado. A ação aconteceu na Praça da Liberdade, localizada no centro de Teresina.

O programa conta com as parcerias da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), Centro Universitário Uninovafapi, Sindicato dos Lojistas (Sindlojas) e a Associação Pão Nosso.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCendfol realiza 1° edição do Acolher Tá ON
Cendfol realiza 1° edição do Acolher Tá ON.

De acordo com a Cendfol, durante o evento foram realizadas orientações sobre o malefício das drogas, saúde bucal, verificação de pressão arterial e glicemia, preenchimento de formulários para a aquisição de documentos de identificação e consultorias jurídicas, distribuição de kits e almoço para mais 150 pessoas.

O coordenador-geral de Enfretamento às Drogas e Fomento, Tiago Vasconcelos, destacou sobre a iniciativa e os encaminhamentos realizados para comunidades terapêuticas. “Pretendemos com essa iniciativa dar uma atenção especial a essa população que está em situação de rua, iniciando em Teresina, para posteriormente a gente tentar avançar em outras cidades do Piauí. A ideia da gente é se aproximar dessas pessoas para buscar o tratamento adequado a elas. Na primeira edição destacamos os encaminhamentos de duas pessoas para comunidades terapêuticas e outras quatro que pediram providências da Cendfol para sair da situação de rua”, disse.

“É com muita satisfação que vemos esse projeto ser desenvolvido, pois se trata de mais uma ação que vem somar a todas as demais voltadas para a garantia de direitos das pessoas em situação de rua, a exemplo do Defensoria Pop Rua, que desenvolvemos na Defensoria do Piauí sob a coordenação da Defensora Patrícia Monte”, comentou a Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belcho.

Facebook
Veja também