Viagora

Piauí é o 1º do Nordeste a assinar Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

. A assinatura aconteceu durante uma solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho.

Nessa quarta-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, firmando compromisso com o Ministério Público nas ações que serão realizadas para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o governo do estado do Piauí, com essa assinatura, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso com o Ministério Público. A assinatura aconteceu durante uma solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP).

Foto: DivulgaçãoRafael Fonteles assina o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Rafael Fonteles assina o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Segundo o governo, o evento coletivo recebeu o nome de “Junt@s - Construindo o futuro e transformando realidades”, e está sendo realizado no Sesc Cajuína, localizado em Teresina.

Conforme o governo, o pacto é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Saúde, e tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças, retomando assim, os índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

Em discurso, Rafael Fonteles aproveitou e destacou a importância de o Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”, disse o governador.

Presente no evento, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador.

Além do governo, o termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal também foi assinado, em outro momento do evento, pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Facebook
Veja também