Viagora

Abril foi considerado o mês mais chuvoso de Teresina em 4 anos

Segundo a Semarh, a consequência destes resultados está relacionada, principalmente ao fenômeno El Niño, que está ativo e impacta nas dinâmicas atmosféricas da região Nordeste.

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) juntamente com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que Teresina, capital do Piauí, em abril deste ano, registrou 349,0 mm de chuva. Segundo os órgãos, este foi considerado o período mais chuvoso desde 2019, quando o total foi de 361 mm e o quarto mais chuvoso desde 2004, que totalizou 541,4 mm. O levantamento se refere principalmente à região norte e à mesorregião centro-norte.

De acordo com a Semarh, no mês de abril, de 30 dias, 20 foram com chuva. Três dias a menos do que abril do ano passado, com o maior total de 97,4 mm, em 02 de abril. Ao considerar todos os dias do mês de abril, desde 2009, o dia 2 de abril deste ano foi o segundo com maior total diário de chuva; em 20 de abril de 2009, o número foi de 101,4 mm.

Ainda segundo o levantamento, destacou-se que esse total de chuva, no segundo dia de abril de 2023, foi predominantemente acumulado em apenas 2 horas (entre às 18h e 19h).

A climatologista da Semarh, Sara Cardoso, informou que a consequência destes resultados está relacionada, principalmente ao fenômeno El Niño, que está ativo e impacta nas dinâmicas atmosféricas da região Nordeste e, consequentemente, no território piauiense.

 “Devemos ter cuidado porque as temperaturas estarão bastante altas. Os volumes pluviométricos esperados para o segundo semestre serão baixos e a umidade também”, alerta Sara.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Inmet

Facebook
Veja também