Viagora

Secretaria da Mulher orienta sobre o ciclo da violência em Teresina

O órgão orienta vítimas de violência doméstica e familiar, com serviço jurídico, psicológico e social

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), atende vítimas de violência doméstica e familiar, com serviço jurídico, psicológico além de social.

O Centro de Referência Esperança Garcia (Creg), também desenvolve ações para auxiliar vítimas de violência a saírem de relacionamentos abusivos. Segundo a secretária da SMPM, Karla Berger, o ciclo de agressão ocorre em três etapas.

“No começo há a construção das tensões, quando o agressor mostra-se tenso e irritado por motivos banais, faz ameaças, humilhações e ofensas verbais à vítima. Depois, há a explosão da violência, quando o agressor perde o controle e parte para a agressão física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial contra a mulher. E por fim, há o arrependimento e comportamento carinhoso: o agressor pede perdão, promete mudar, demonstra afeto e atenção à vítima. A mulher se sente aliviada, esperançosa e responsável pelo bem-estar do agressor”, explica.

De acordo com a Creg, os serviços ofertados pelo centro são grátis e as vítimas não precisam se identificar. Além disso, as mulheres são capacitadas profissionalmente para conquistarem sua autonomia financeira.

O órgão auxilia mulheres de 18 a 59 anos, com uma equipe multidisciplinar, na Rua Benjamin Constante, número 2170, no Centro Norte de Teresina. A Creg é aberta de segunda a sexta das 08h às 17h, mas recebe ligações pelos telefones (86) 3233-3798 e 99416-9451, que também é WhatsApp. A Guarda Maria da Penha, dispõe medida protetiva às vítimas, e em alguns casos, acompanha o agressor para coibir novas violências.

Facebook
Veja também