Wellington Dias e Simone Tebet discutem Plano Plurianual em Teresina
O planejamento tem como objetivo ouvir propostas prioritárias da população que vão integrar a gestão pública nos próximos quatro anos. O evento ocorreu nesta sexta-feira (26) no Centro de Convenções.
Na noite desta sexta-feira (26), o Piauí sediou a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA) com a presença de três principais articuladores do programa: o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da secretaria-geral da presidência, Márcio Macêdo, que estiveram no Centro de Convenções de Teresina. O planejamento tem como objetivo ouvir as propostas prioritárias da população que vão integrar a gestão pública nos próximos quatro anos.
A comitiva do PPA vai percorrer os 26 estados, além do Distrito Federal, em busca de fortalecer o diálogo federativo e a participação popular. Estiveram no evento 11 representantes de diversos setores da sociedade como o movimento da juventude, quilombola e LGBTQIA +. Os deputados estaduais, a secretária da Assistência Social, Regina Sousa, a primeira-dama Isabel Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho também marcaram presença.
Rafael Fonteles pontuou a importância de estar atento às demandas da população e revelou que foi apresentado em reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, três áreas principais de interesse dos piauienses, são elas: rodovias (de norte a sul), obras hídricas (adutoras e barragens) e ligação por modais do Sul com o Porto de Luís Correia.
“Eu estou muito feliz de estar recebendo os ministros aqui em nome do povo do Piauí. O presidente Lula reinaugurou o diálogo federativo. Passamos quatro anos de sofrimento onde o diálogo federativo não acontecia quanto mais o diálogo diretamente com a participação popular. É um momento muito especial para o estado do Piauí”, destaca.
Com mais de uma semana de lançamento, o PPA já conta com 85 mil pessoas que participaram do projeto. O ministro Márcio explicou que a plataforma Brasil Participativo disponibiliza 28 programas que são prioridades do presidente Lula, destes é possível apoiar três, contudo também pode cadastrar um trio de propostas de interesse da sua região.
“É um planejamento inédito no Brasil. O presidente Lula determinou que eu e a Simone Tebet pudéssemos rodar a nossa nação dialogando com o povo para que o planejamento não fosse apenas uma peça técnica construída pelo ministério do planejamento, com o ministério da secretaria geral e os colegas ministros, mas que fosse um planejamento que tivesse a cara do povo brasileiro, que tivesse a participação da nossa gente, dos anseios, desejos e as dores do nosso povo”, pontua.
A Ministra Simone Tebet explicou que o PPA será apresentado no dia 31 de agosto para o Congresso Nacional que tem que votar os projetos até o final do ano. Ainda segundo a gestora, o programa foi idealizado a partir dos déficits orçamentários e do aumento da insegurança alimentar no Brasil.
“Fruto da pandemia nós saímos com dois grandes déficits no Brasil, né? A economia desacelerou e gerou isso um déficit muito grande orçamentário para o Brasil ao mesmo tempo em que o mundo e o Brasil empobreceu. Nós saímos dez anos atrás com mais ou menos sete milhões de brasileiros passando fome, e já era muita coisa em um país que é celeiro para o mundo, para trinta e três milhões de pessoas que não tem o que comer na hora de dormir. Então diante desse cenário o presidente Lula nos deu essa determinação”, explica.
Em seu discurso, Wellington Dias também falou sobre as necessidades do Piauí a serem incluídas no orçamento. “Nós estamos preocupados para que a gente tenha aqui um olhar para a política das mulheres, das juventudes, dos trabalhadores, trabalhadoras, empreendedores, temos preocupação com a área do esporte e da educação também”, conclui.
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir