Viagora

SAMU Aéreo comemora 10 anos de atuação no estado do Piauí

De acordo com a coordenadora do SAMU aéreo, enfermeira Cristiane Rocha, o serviço foi implantado em 2013.

  • Matheus Santos/Viagora SAMU Aéreo comemora 10 anos de atuação no estado do Piauí1 / 11 SAMU Aéreo comemora 10 anos de atuação no estado do Piauí
  • Matheus Santos/Viagora Secretário da Saúde, Antônio Luiz2 / 11 Secretário da Saúde, Antônio Luiz
  • Matheus Santos/Viagora Placas de homenagem dada aos enfermeiros3 / 11 Placas de homenagem dada aos enfermeiros
  • Matheus Santos/Viagora Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU4 / 11 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU
  • Matheus Santos/Viagora Socorristas do SAMU aéreo5 / 11 Socorristas do SAMU aéreo
  • Matheus Santos/Viagora Coordenadora do SAMU Aéreo, Cristiane Rocha6 / 11 Coordenadora do SAMU Aéreo, Cristiane Rocha
  • Matheus Santos/Viagora Aeronave utilizada pelo SAMU Aéreo7 / 11 Aeronave utilizada pelo SAMU Aéreo
  • Matheus Santos/Viagora Socorrista do SAMU Aéreo8 / 11 Socorrista do SAMU Aéreo
  • Matheus Santos/Viagora Secretário da Saúde, Antônio Luiz9 / 11 Secretário da Saúde, Antônio Luiz
  • Matheus Santos/Viagora Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portela10 / 11 Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portela
  • Matheus Santos/Viagora Interior da Aeronave11 / 11 Interior da Aeronave

Na manhã desta quarta-feira (31), por volta das 08h30, foi realizado no Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portela, uma solenidade comemorativa dos 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Aéreo (SAMU Aéreo), no estado do Piauí.

De acordo com a coordenadora do SAMU aéreo, enfermeira Cristiane Rocha, o SAMU aéreo foi implantado em 2013 por conta da necessidade de transportar pacientes de diversos municípios do Piauí e desde a sua implantação, já foi realizado um total de 1054 vôos e atendimentos pelo estado.

“Nós iniciamos o SAMU estadual em 2011 com a implantação de Unidades básicas e avançadas por via terrestre no nosso estado atendendo 85 municípios na época. Em 2013 nós implantamos o SAMU aéreo devido a necessidade de transportar pacientes dos mais diversos municípios do nosso estado que eram pacientes graves, e nós sabemos que o nosso estado tem uma dimensão geográfica com as cidades distantes principalmente naquela época de alta complexidade que era sediada somente aqui em Teresina.”, disse a enfermeira.

Além disso, Cristiane Rocha explica que com o passar dos anos o SAMU aéreo já faz outros tipos de ocorrência. “Hoje com o avanço dos anos, nós também já fazemos outros tipos de ocorrência. O governo do Estado implantou Unidades de Terapia Intensiva em alguns dos nossos municípios e com isso a alta complexidade deixou de existir somente em Teresina e passou a ter em outras cidades como por exemplo Parnaíba, Floriano, Piripiri, Campo Maior, Oeiras e São Raimundo Nonato”, completa.

Para a enfermeira, uma das maiores dificuldades do SAMU aéreo é a época do período chuvoso, além de alguns pacientes não possuírem o perfil para voo na aeronave. “Nós temos algumas dificuldades que é por exemplo a época do período chuvoso, a meteorologia que atrapalha, então há uma diminuição nos voos, e também alguns pacientes que mesmo que eles sejam graves, eles não têm perfil para serem transportados por via aérea”, encerra.

Presente no local, o secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, falou da importância do SAMU aéreo no Piauí. “Com certeza os 10 anos do SAMU aéreo é uma atividade que salva vidas, promove o deslocamento de pacientes em estado muito grave, que só podem se deslocar através de aeronave. Obviamente que esse é um serviço restrito porque só pode atuar onde tem pistas homologadas para pouso de aeronave, então não é em todo o Piauí que ele pode chegar, pousar e trazer pacientes”, ressalta o secretário.

Além disso, Antônio Luiz explica que existe a possibilidade de um futuro apoio do helicóptero da polícia que poderá ser utilizado como SAMU aéreo. “Além desse SAMU aéreo com essas aeronaves desse porte, nós também queremos em um futuro breve, um apoio do helicóptero da Polícia, que também poderá funcionar como SAMU aéreo. O helicóptero tem condições de pousar em locais onde a aeronave atual não consegue chegar”, completa.

Facebook
Veja também