Viagora

Feira da Economia Solidária aquece vendas de produtores em Pedro II

O evento acontece até domingo (11), aproveitando o grande fluxo de turistas que prestigiam o Festival de Inverno na cidade.

A Obra Kolping, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar  (SAF), promoverá até este domingo (11), a Feira da Economia Solidária. Participam da ação, os agricultores e comerciantes da zona rural do município de Pedro II.

De acordo com a diretora de fortalecimento da base produtiva da SAF, Josi Costa, a feira busca comercializar as mercadorias dos expositores, aproveitando a grande movimentação de pessoas na cidade por causa do Festival de Inverno.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoExpositoras da feira
Expositoras da feira

“É uma feira que sempre acontece no período do Festival de Inverno de Pedro II, onde aproveita o turismo nesse período e favorece o artesanato e a produção local, principalmente de mulheres, que é o maior público que tem na feira, vendendo seu artesanato e a produção de alimentos também. O evento fomenta a economia local e também coloca à mostra os produtos para as pessoas que vêm de outras cidades e de outros estados que participam desse período aqui”, explica.

O presidente da Comunidade Kolping do povoado Cipó, Geovane Souza, destaca que os produtos comercializados pela população são agroecológicos, ou seja, é pensando no manejo sustentável da terra e não no uso de agrotóxicos.

“A gente trouxe abóbora, banana, mamão, limão, coco, macaxeira, quer dizer, uma variedade muito grande de produtos, todos naturais. E a felicidade que a gente tem é de vender para o cliente um produto que não vai fazer mal para ele. E aqui a gente aproveita essa movimentação de turistas para comercializar”, explica.

Para o coordenador estadual da Kolping, Raimundo João, a feira representa além da venda de produtos, um resgate da cultura local, intensificado pelo contato de artistas estaduais e regionais.

Os interessados em prestigiar a Feira da Economia Solidária, devem ir até a praça principal da comunidade Serra dos Matões. O local é estratégico por estar entre o Morro do Gritador e as cachoeiras do município, que recebem fluxo de turistas.

Facebook
Veja também