Hospital Infantil amplia exames de tomografia na rede SUS do Piauí
De acordo com o Hospital Infantil Lucídio Portella, apenas crianças e adolescentes tinham acesso ao procedimento no hospital e agora o serviço está acessível para todos os usuários do SUS.
Nesta sexta-feira (16), o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) divulgou que a oferta de exames de tomografia computadorizada expandiu para toda a rede SUS do Piauí. Antes, apenas crianças e adolescentes tinham acesso ao procedimento no hospital. A unidade de saúde dispõe de equipamento de última geração.
O diretor-geral do HILP, Ribamar Bandeira, destacou a importância da novidade que vai garantir serviços mais acessíveis a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Em junho de 2023, por meio de convênio com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o HILP passa a ofertar a maioria dos exames de tomografia computadorizada para pacientes ambulatórias em todo o Piauí, contribuindo para uma melhora no diagnóstico médico a nível ambulatorial da população pediátrica”, disse diretor-geral do HILP, Ribamar Bandeira.
O médico radiologista Tadeu Silveira pontuou que o exame de tomografia computadorizada é um procedimento não invasivo, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves.
“É um exame mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de várias partes do corpo, diagnosticando diversas patologias, sendo fundamental para assistência médica do HILP, que é o hospital de referência terciária para a população pediátrica do Piauí. É o único hospital público do estado que também oferta exames de raio-x e radiologia contrastada em nível ambulatorial para crianças e adolescentes”, afirmou.
De acordo com HILP, na unidade são oferecidos tipos de tomografia: crânio, mastóide, seios da face, pescoço, tórax, abdome, pelve, bacia, articular, entre outros. Os exames em nível ambulatorial precisam ser agendados previamente. Caso o paciente já tenha feito alguma tomografia, é recomendável levá-la ao hospital para comparação.
“É por meio desse tipo de exame que se descobre, por exemplo, tumores, lesões ou futuras. Isso traz facilidade para o diagnóstico do paciente, com identificação correta do local acometido e cirurgias menos invasivas”, contou o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo.
Piauí fará parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
No estado, em novembro, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais.Incêndio atinge fábrica de enchimento de colchões em Teresina
Apesar da dimensão das chamas, ninguém ficou ferido no incidente, mas houve perdas materiais significativas na estrutura da fábrica.Piauí se destaca na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único.Dia de Finados: padre Antônio Barbosa fala da importância de orar e lembrar dos entes
Segundo o sacerdote o dia de finados é um tempo de consolo e reflexão, onde a morte é vista não como um fim definitivo, mas como uma passagem para a vida eterna com Deus.PRF-PI e PM escoltam 1ª captação de múltiplos órgãos em Parnaíba
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), logo depois da autorização da família para a doação, a PRF foi chamada para garantir o transporte seguro e ágil dos órgãos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir