Viagora

Piauí realizará 125 mil exames de mamografia para mulheres

Conforme a pasta, cerca de seis caminhões irão percorrer os 224 municípios piauienses realizando exames em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Nessa segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da saúde (Sesapi), através da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), divulgou que está disponibilizando um novo serviço para a realização de exames de mamografia no estado. Conforme a pasta, cerca de seis caminhões irão percorrer os 224 municípios piauienses realizando exames em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. A previsão é que sejam realizadas 125 mil mamografias.

De acordo com a Sesapi, o serviço é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. Os municípios de Sebastião Barros, Francisco Macedo, Oeiras, Milton Brandão, Deverval Lobão e Francisco Santos já foram comtemplados com os serviços.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíUnidade Móvel de Mamografia
Unidade Móvel de Mamografia

Ainda de acordo com Sesapi, os caminhões têm como objetivo fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do Piauí, além de contribuir com a descentralização dos serviços. Os seis caminhões permitem o atendimento simultâneo de diferentes regiões de saúde, garantindo uma maior velocidade no atendimento à população. Cada veículo tem capacidade de realizar 80 mamografias, totalizando 480 exames diários.

“Todo o atendimento é organizado através da regulação estadual, onde o município tem a função de buscar as mulheres que serão beneficiadas pela ação e agendar o atendimento junto ao sistema da regulação. Dessa forma todas as pacientes reguladas pelo município terão acesso ao serviço durante a estadia do caminhão de mamografia naquela cidade”, explicou o diretor da Ducara, Rodrigo Martins.

Já o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destaca que todos os municípios passaram por treinamento para operar o sistema de regulação e dar mais celeridade ao processo de agendamento.

“A Ducara já definiu todo o cronograma de funcionamento dos caminhões e o período que eles estarão em cada um dos municípios. Pedimos o apoio da população para buscarem o serviço através de suas secretarias municipais, uma vez que é um exame muito importante para o diagnóstico precoce de um problema de saúde mais grave”, disse o gestor.

Facebook
Veja também