Viagora

Polícia Ambiental resgata 783 animais em Teresina em cinco meses

A Polícia Ambiental constatou nos atendimentos, 57 espécies diferentes de animais silvestres em perigo

Um levantamento feito pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), indica que nos primeiros cinco meses do ano, foram resgatados pelo órgão em Teresina, 783 animais silvestres em perigo, sendo 57 espécies diferentes. Deste número de ocorrências, 562 são serpentes.

De acordo com o BPA, a pesquisa realizada também informa sobre o número de denúncias de maus-tratos aos animais, as capturas de aves silvestres presas em cativeiros e dados da Operação Silêncio e Paz, que trabalha com questões de perturbação ao sossego.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoResgate de animais silvestres
Resgate de animais silvestres

Conforme o balanço do Batalhão, nesse período foi constatado: 158 denúncias de maus-tratos, 49 atendimentos de aves em cativeiro, 346 ocorrências com abelhas e 340 queixas de poluição sonoro e perturbação ao sossego. Ainda foram verificados 35 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e apreensão de 332 aves de 48 espécies diferentes.

O subcomandante do BPA, Major Fredson, faz um alerta a comunidade sobre a prática desses crimes e aconselha a entrega voluntária dos animais.

“O BPA tem as ações de captura de animais silvestres no serviço diário e também tem animais, aves, oriundas de entregas voluntárias. As pessoas devem se conscientizar que manter o animal em cativeiro preso em gaiolas, viveiros, é um crime ambiental e devem realizar a entrega voluntária. As solturas desses animais resgatados são feitas em parques ambientais, como o Zoobotânico, área de preservação ambiental como o Parque da Cidade e outras reservas credenciadas”, afirmou.

Operação Silêncio e Paz

Segundo o BPA, a operação é realizada nos finais de semana e já foram constatados 21 TCO’s em 323 casas ou comércios. Durante as ações, 1618 pessoas foram abordadas. O Batalhão participou de 44 ações em parceria a diversos órgão como o Corpo de Bombeiros e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

No resgate aos animais, a equipe também realiza a conscientização dos moradores, orientando a comunidade a não fazer a captura e os maus-tratos. O BPA recomenda ligar para o 190 para solicitar o resgate dos bichos.

Facebook
Veja também