Viagora

Teresina quer um prefeito que entenda de gestão, diz Fábio Novo

O deputado estadual, falou nesta quinta-feira (13), sobre o apoio que recebeu do deputado federal Merlong Solano.

Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado estadual e possível pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), falou à imprensa sobre o apoio que recebeu do deputado federal Merlong Solano (PT), plano de governo e consolidação de diálogos dentro do Partido dos Trabalhadores.

Durante a coletiva, Fábio Novo afirma que Merlong Solano foi uma das pessoas que esteve juntamente com ele no pleito de 2020, e que agora o foco é apresentar uma nova proposta para Teresina. E destaca que é importante o apoio de um deputado federal para a cidade, pois as emendas vão contribuir na resolução de problemáticas que a capital piauiense está sofrendo.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDeputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo

“Para Teresina, o deputado Merlong é um deputado tem muita qualidade no seu mandato. Em 2020, foi uma das pessoas que mais andou comigo em Teresina levando essa proposta, o vereador Dércio também. Então estou muito feliz hoje porque estamos construindo isso dentro do PT, e acho que vamos conseguir construir a unidade dentro do PT e apresentar para Teresina uma nova proposta para reconstruir essa cidade. O mandato do deputado Merlong será muito importante, porque na reconstrução de Teresina nós vamos precisar dos seus recursos, das suas emendas, porque nós temos muitos gargalos, como o transporte, como a própria área da saúde, nós temos aqui um problema histórico que é drenagem, e vamos precisar também em nos dedicarmos em cada vez mais com eventos climáticos”, disse.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), explica que a adesão do deputado federal à sua candidatura é uma forma de consolidar consenso dentro do Diretório Municipal. Novo explica que além de Merlong, o Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento e o Governo Federal poderão construir uma nova cidade, caso o PT seja escolhido pela população nas eleições de 2024.

 “Sem sombra de dúvidas! Nós estamos consolidando esse processo no partido passo a passo, cada dia é um novo passo e anotem o que eu estou dizendo, ‘sem racha, no consenso, no convencimento principalmente’. Eu, o Merlong e o Dércio temos essa capacidade de conversar e aqui é um conversar, convencendo, mostrando que a gente tem uma proposta para essa cidade, e uma proposta que vai ser muito robusta, porque vai contar com apoio de um governador como o Rafael Fonteles, hoje o melhor governador do Brasil, tem muito interesse em ajudar no processo de reconstrução de Teresina, com o nosso ministro Wellington Dias que tem muita influência no Governo Federal e com o próprio presidente da República”, contou Novo.

Diálogo com Franzé Silva

Questionado se poderá sentar e conversar com o também possível pré-candidato, Franzé Silva (PT), o parlamentar frisa que seu diálogo com o presidente da Alepi é fraternal e que podem chegar a um entendimento.

“Eu fui modéstia parte uma das pessoas que mais brigou, no bom sentido, para que o PT chegasse na Presidência da Assembleia com o nome do deputado Franzé, e naquele momento inclusive, recuei também um desejo. O meu diálogo com o deputado Franzé é fraternal, ele está no direito dele de colocar o nome à disposição, é um grande quadro que esse partido construiu, é um deputado estadual de segundo mandato, é secretário de estado fez uma grande gestão quando esteve à frente das pastas que dirigiu tanto na Fazenda como na administração, faz uma gestão agora que na Assembleia que é boa. Então eu não tenho dúvida que vamos chegar ao entendimento”, disse.

Expectativa

O petista comenta que acredita que essa é a chance do PT comandar o Palácio da Cidade. Segundo ele, em 2020, o grupo mostrou um plano de governo para a população, mas não foram escolhidos. Fábio Novo afirma que Teresina precisa ser reconstruída e que os eleitores não precisa sentir medo em escolher o partido que comanda o Governo do Piauí.

“Lá em 2020 quando eu e o Merlong caminhávamos por Teresina as pessoas reconheceu a nossa proposta como a melhor, mas tinham medo do PT. Não precisa ter medo. Nós apresentamos uma boa proposta para a cidade e não foi a escolhida. E a proposta que foi escolhida, a população entende que não foi a melhor. Aqui não é uma aventura. O Fábio Novo é uma pessoa que tem quatro mandatos de deputado, foi secretário, Teresina quer uma pessoa que entenda de gestão, modéstia parte, eu entendo de gestão, o Merlong entende, que estar ao meu redor entende. Nós temos um governador que está há seis meses, que tem mostrado inovação, e hoje é o governador mais bem avaliado do Brasil. Então esse time aqui vaia presentar uma boa proposta para Teresina com segurança. Uma proposta de ter um nome centrado que possa conduzir essa cidade para um lugar de segurança, conduzir essa cidade também com a segurança de que vai ter um deputado federal do quilate como o Melong que vai nos ajudar na gestão, um governador que vai ajudar na gestão, um ministro e um governo federal. Então é um caminho seguro para Teresina”, garantiu.

O petista conta que o momento é consolidar decisões no PT e que depois disso o grupo caminhará pela capital e apresentar um plano de governo. “O momento agora é consolidar o processo dentro do PT e depois de consolidar. Eu não tenho preguiça, o Merlong muito menos, nós vamos caminhar essa cidade inteira, ouvir a população e depois disso apresentar uma proposta para a cidade”, finalizou Fábio Novo

Facebook
Veja também