Viagora

Desembargador João Gabriel Baptista toma posse no TJ-PI

Durante a cerimônia de posse, o desembargador Agrimar Rodrigues fez um resumo da trajetória profissional de João Gabriel Baptista.

Na noite dessa sexta-feira (14), o magistrado João Gabriel Baptista assumiu solenemente o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A vaga, aberta em virtude da aposentadoria voluntária do desembargador Oton Lustosa, foi preenchida seguindo o critério do merecimento.

Durante a cerimônia de posse, o desembargador Agrimar Rodrigues fez um resumo da trajetória profissional de João Gabriel Baptista. Destacou sua experiência de mais de 34 anos como juiz de primeiro grau, tendo atuado em diversas comarcas, como Alto Longá, Miguel Alves e Parnaíba. Além disso, enfatizou suas contribuições na docência e na alta gestão do TJ-PI, como juiz auxiliar da Presidência e da Corregedoria Geral da Justiça.

Foto: DivulgaçãoDesembargador João Gabriel Baptista
Desembargador João Gabriel Baptista

O juiz Maurício Machado, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), falou em nome dos magistrados e ressaltou os elevados índices de produtividade nas unidades judiciárias por onde o novo desembargador passou. Ele destacou a complexidade das matérias abrangidas pela última unidade judiciária sob a responsabilidade de João Gabriel Baptista, a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda da comarca de Teresina.

O governador Rafael Fonteles também se pronunciou, expressando a confiança do povo do Piauí no Judiciário, que se renova com a chegada de João Gabriel Baptista ao Tribunal de Justiça. Fonteles elogiou as qualidades do novo desembargador, enfatizando seu preparo intelectual, reputação ilibada e conhecimento jurídico, além de sua sobriedade, humildade e bom trato. “Um magistrado honrado que, além do preparo intelectual e reputação ilibada, de notório conhecimento jurídico, é sóbrio, humilde e de bom trato. Este perfil nos alegra muito. Ele chega no momento em que a Justiça se reinventa para uma solução jurídica mais célere”, ressaltou.

Foto: DivulgaçãoRafael Fonteles e  desembargador João Gabriel Baptista
Rafael Fonteles e desembargador João Gabriel Baptista

Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Hilo de Almeida Sousa, enfatizou o notório conhecimento jurídico e a reputação ilibada de João Gabriel Baptista, destacando também suas virtudes de simplicidade e humildade. Segundo Sousa, o temperamento sóbrio e equilibrado do novo desembargador traz a paz necessária para a realização da Justiça em sua plenitude.

“Além do seu notório conhecimento jurídico, da sua reputação ilibada, o novel desembargador tem duas das virtudes que considero mais importantes num ser humano: a simplicidade e a humildade”. “Seu temperamento sóbrio e equilibrado, transmite a paz que a Justiça precisa para ser feita na sua completude. Hoje, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí tem a satisfação de receber um desembargador que tem a temperança como uma das suas maiores virtudes. Qualidade esta tão essencial para o Judiciário, que tem como grande, se não o maior desafio, a construção de pontes de diálogo entre os lados e ideias tantas vezes divergentes”, disse.

Emocionado, João Gabriel Baptista expressou sua gratidão pela honrosa missão de assumir o cargo de desembargador. Ele ressaltou que essa posse tem um significado especial, pois representa mais um membro que trabalhará em prol do Judiciário piauiense. O magistrado reafirmou seu compromisso de trabalhar com dedicação e responsabilidade, zelando pela lei.

“Já faz 34 anos. Essa posse tem um significado especial, pois é mais um membro que vai trabalhar pelo Judiciário piauiense. Tenho a consciência que estou assumindo as mais relevantes funções de um magistrado. Estou comprometido em trabalhar com afinco e responsabilidade, zelando pela lei”, declarou.

Facebook
Veja também