TCE aplica multa ao prefeito de Socorro do Piauí Zitim Coelho
A sessão ordinária ocorreu de 17 a 21 de julho deste ano e teve como relator o conselheiro Kleber Dantas Eulálio.
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), em decisão unânime corroborando com o Ministério Público de Contas (MPC), multou o prefeito de Socorro do Piauí, José Coelho Filho, mais conhecido como Zitim Coelho, por não cadastrar contratos junto ao Sistema Contratos Web. O valor da penalidade foi de 100 UFP-PI, que equivale a R$ 432. A sessão ordinária ocorreu de 17 a 21 de julho deste ano e teve como relator o conselheiro Kleber Dantas Eulálio.
A Corte de Contas decidiu ainda recomendar o gestor a adotar “providências no sentido de informar ao TCE/PI todos os contratos que vier a realizar, nos termos e no prazo estabelecido pela Instrução Normativa TCE/PI n.º 06/2017, observando que o referido achado seja objeto de verificação pelo TCE em inspeções futuras na Prefeitura Municipal de Socorro do Piauí”, consta na decisão.
Parecer do MPC
O procurador Plinio Valente Ramos Neto narrou que uma representação foi proposta pela Secretaria de Controle Externo do TCE-PI (SECEX) após constatar irregularidades na prefeitura municipal em 2023.
Conforme a representação, o prefeito não fez o cadastrado dos contratos firmados no período de 01 de janeiro de 28 de fevereiro deste ano no sistema Contratos Web.
A Diretoria de Fiscalização de Licitações e Contratos (DFContratos) avaliou os fatos apresentados e pontuou ainda que os contratos foram cadastrados somente após o TCE notificar o município.
“Em que pese o município ter envidado esforços para regularizar a situação, entende-se que tal fato não afasta a irregularidade apontada, haja vista que ao tempo da Representação os contratos não estavam cadastrados”, aponta no relatório.
O Ministério Público de Contas (MPC) corroborou com a divisão técnica no sentido de que a irregularidade foi corrigida somente após a notificação.
“Objetivamente, tomando como parâmetro a informação constante no relatório do contraditório (anexada acima), a qual destaca que o cadastramento dos contratos da Prefeitura junto ao sistema Contratos Web do TCE-PI só foi realizado após o município ter sido notificado por esta Corte Estadual de Contas, considera-se a falha não sanada”, aponta no parecer.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Socorro do Piauí
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Progressistas está avaliando candidatura de Margarete Coelho ao governo, diz Ciro
Ciro Nogueira também manifestou o interesse de ter o presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, na sua chapa ao Senado Federal.Teresinha Medeiros diz que faz parte da base do prefeito Silvio Mendes
A parlamentar enfatizou que vai contribuir para a reconstrução de Teresina junto aos demais vereadores.Meu foco é a reeleição para Senado, declara Ciro Nogueira
Ciro Nogueira foi enfático ao declarar que está empenhado em trabalhar pelo estado do Piauí e buscar a renovação de sua cadeira no Senado.Prefeito de São Miguel do Tapuio gasta R$ 3 milhões com material de construção
Os extratos foram publicados no dia 26 de fevereiro deste ano no Diário Oficial dos Municípios.Ciro Nogueira entrega tratores para agricultura familiar em municípios do Piauí
A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (8) e contemplou cinco municípios piauienses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir