Viagora

Salipi reúne amantes da leitura e artistas nacionais na 21ª edição

O evento acontece até domingo (20), no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi1 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora Estudante, Enzo Roberto2 / 11 Estudante, Enzo Roberto
  • Matheus Santos/Viagora Odirlei Rodrigues3 / 11 Odirlei Rodrigues
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi4 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi5 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora Estudante Kauane Emanuele6 / 11 Estudante Kauane Emanuele
  • Matheus Santos/Viagora Luís Faustino7 / 11 Luís Faustino
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi8 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi9 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi10 / 11 21° edição do Salipi
  • Matheus Santos/Viagora 21° edição do Salipi11 / 11 21° edição do Salipi

O Salão do Livro do Piauí (Salipi) há 21 edições reúne amantes da leitura de todo o estado. Este ano, o evento homenageará Esperança Garcia, primeira advogada do Brasil e tem como tema central: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”.

Até domingo (20), o espaço Rosa dos Ventos, localizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), estará aberto para a venda de livros, exposições, músicas, palestras, além de brincadeiras e teatro infantil.

Viagora foi até o Salão do Livro e constatou grande movimentação de caravana de estudantes da Rede Pública do Estado, escritores e artistas. O evento tem programação para todas as idades, e contará ainda no último dia, com o show de encerramento às 22h da cantora Vanessa da Mata e palestra de Adriana Calcanhoto, a partir de 19h30.

Vendas

Luiz Faustino há 20 anos coloca livros a venda em uma banca no Salipi e destaca que observou várias mudanças das edições anteriores para a atual, como a própria estrutura, além da programação diversificada, visando agradar todos os públicos.

Porém, o expositor ressalta que o grande fluxo de pessoas que deixam para aproveitar a feira na última semana, acaba por tornar o evento desordenado. “As vendas estão muito boas, mas falta uma melhor organização por conta do tumulto. Os professores, quando vem com os alunos, precisam controlar, não dispersar a atenção”, ressaltou.

O vendedor Odirlei Rodrigues espera que até domingo o Salipi movimente o comércio de livros em sua banca. “A expectativa está muito boa e o preço está variado. Esse ano nós estamos vendendo mais barato, com livros a partir de R$ 5 e kits de R$ 10, que estão saindo muito. Vem com pulseira, cola, carrinhos; muita variedade”, destaca. 

Interesse pela leitura

A estudante Kauane Emanuele começou a ler na pandemia, quando precisou buscar passatempos, já que a restrição sanitária impossibilitava a adolescente sair de casa. Seu primeiro contato com os livros veio com a saga "Anne of Green Gables", e a partir daí, passou a consumir mais da literatura.

A aluna diz que está disposta a pechinchar e arrematar para casa os livros de seus autores favoritos. “É a primeira vez que venho no Salipi, está muito legal. Preciso dar uma procurada melhor para achar livros baratos, mas tem ofertas bem interessantes. Já procurei por livros clássicos, como da autora Colleen Hoover, tem também sagas que eu gosto muito, só que as vezes não dá para comprar, mas estou a procura”, afirma.

O estudante Enzo Roberto já é um apreciador assíduo do Salipi, prestigiando o evento seja através da escola ou mesmo acompanhado de seus familiares. O seu interesse pela leitura despertou quando ainda era criança, ao ficar encantado por versos poéticos.

Para aproveitar melhor o espaço, Enzo relata ir ainda nos primeiros dias, quando há menos fluxo de pessoas, e garante que os preços, embora as vezes salgados, podem baixar se houver uma boa negociação.

“Eu sou poeta, desde os meus sete anos escrevo poesia. A leitura veio com esse mundo também, por eu querer saber mais. Desde que eu era pequeno, gosto de ler. Os estudantes estão tendo muito desconto, se você souber pechinchar bem, os vendedores baixam o preço”, disse.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Salipi

Facebook
Veja também