Dr. Pessoa lança novo Currículo da Educação Infantil de Teresina
Segundo a Prefeitura de Teresina, o Currículo da Educação Infantil foi lançado nesta sexta-feira (25), ele reflete a realidade dos estudantes e vai guiar os educadores para melhorias.
Nesta sexta-feira (25), o novo Currículo da Educação Infantil de Teresina, que vai guiar a prática pedagógica, foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), durante solenidade com a presença do prefeito Dr. Pessoa no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí. O documento contém os princípios educacionais básicos que devem ser considerados para proporcionar melhorias na qualidade do ensino de crianças.
O prefeito Dr. Pessoa destacou que o guia da educação infantil expressa o contexto teresinense, pois foi elaborado por profissionais que compreendem a realidade dos estudantes.
“É um currículo de altíssima qualidade, onde tenho certeza que aqueles que contribuíram com o currículo infantil são pessoas altamente qualificadas que conhecem a realidade da sala de aula. As nossas crianças vão aprender e desenvolver melhore seus conhecimentos com os novos métodos pedagógicos”, destacou Dr. Pessoa.
A Semec apontou ainda que foi levando em conta as normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. Os educadores promoveram análises detalhadas das Diretrizes Curriculares Municipais em vigor, além de pesquisa de documentos legais referentes à educação infantil. Também foi utilizado para fundamentar o guia, o estudo aprofundado da BNCC e contribuições teóricas, como a Neurociência.
É de suma importância apurar experiências exitosas e replicar, proporcionalmente ao contexto da capital, segundo a Semec. Por isso, para a elaboração do documento foram realizados estudos comparativos com currículos incorporado por outros municípios, bem como oficinas práticas e propositivas com gestores, pedagogos, professores e técnicos da pasta.
O secretário Nouga Cardoso exaltou a importância da reformulação do currículo infantil. O gestor ainda enfatizou a contribuição dos profissionais da educação.
“É um momento de celebração, onde estamos lançando hoje o currículo da educação infantil de Teresina que nele consta diretrizes de como melhorar, fazer bem a educação de nossas crianças. Então, a gente gostaria aqui de homenagear, agradecer, reconhecer todos os profissionais da educação de Teresina que se esmeraram na confecção deste material, deste currículo, que estará à disposição de todos os professores e daqueles que fazem a rede municipal de ensino de nossa cidade”, afirma Nouga Cardoso.
Marinalva Sena, gerente da educação infantil, explicou que os educadores estão articulando a revisão do currículo da Educação Infantil antes mesmo da pandemia. O guia prático contém cinco cadernos: Introdução; Bebês; Crianças bem Pequenas; Crianças Pequenas; e Boas Práticas.
“A reformulação do currículo, iniciou em 2020, mas teve que ser interrompida por conta da pandemia. Em seguida, retornamos com o processo. A reformulação vai nortear a prática pedagógica dentro dos nossos CMEIS e escolas. Destaco que a BNCC, as diretrizes curriculares nacionais nos darão todo o suporte daquilo que é trabalhado na educação infantil, sendo a criança como protagonismo principal. Atualmente, a rede municipal de ensino infantil de Teresina, possui 26 mil alunos, distribuído em 171 CMEIS e 23 escolas de ensino infantil”, explicou Marinalva Sena.
Teresina
Piauí
Secretaria Municipal de Educação - Semec
Dr. Pessoa
Prefeitura de Teresina
Nouga Cardoso
Governador Rafael Fonteles demite sete servidores públicos
A Corregedoria-Geral do Estado do Piauí instaurou os processos administrativos disciplinares que constataram irregularidades nas condutas dos servidores.Vigilância Sanitária apreende produtos irregulares em mercados de Teresina
Ação teve como foco combater e inibir a comercialização ilegal de raticidas e contou com o apoio da Polícia Civil e outras entidadesStrans de Teresina fará atualização de permissionários de transportes escolares
De acordo com a prefeitura, os proprietários de vans escolares devem comparecer à Gerência de Licenciamento e Concessão (GCL) da Strans, de 09 de janeiro a 09 de março de 2025Silvio Mendes decreta situação de emergência na saúde pública de Teresina
O decreto foi assinado nesta quinta-feira (9), diante da precariedade do sistema de saúde pública, e tem prazo de 90 dias.Uespi oferece 1.150 vagas gratuitas em curso de licenciatura a distância
De acordo com o Governo do Piauí, a parceria com Secretaria de Estado da Educação visa atender a demanda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir