Rafael Fonteles inaugura Museu indígena Anízia Maria no Piauí
O governador Fonteles destacou que o museu representa um reconhecimento da sociedade e dos próprios indígenas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, presidiu a cerimônia de inauguração do Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro museu dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas no estado.
O evento aconteceu na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco, nessa quarta-feira (30), onde 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty residem, e contou com a presença da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, e do diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, Raimundo Nonato Soares Lima, representando o ministro Wellington Dias.
O governador Fonteles destacou que o museu representa um reconhecimento da sociedade e dos próprios indígenas quanto à importância dos povos originários na formação da identidade piauiense, enfatizando a necessidade de uma valorização contínua dessas comunidades. A construção do museu recebeu um investimento de R$ 739.518,38 do Tesouro Estadual.
“Segundo o IBGE, temos no Piauí cerca de 7.200 indígenas autodeclarados. Em 2010, eram apenas 2.600, o que significa que a população que se reconhece como indígena passou certamente a ter uma autoestima mais elevada e se sente mais acolhida pelo próprio aparelho estatal e pela sociedade”, frisou o governador.
Rafael Fonteles também mencionou que a ideia de criar o museu dos indígenas surgiu do ex-governador Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento Social, que desde seu primeiro mandato buscou resgatar a história e promover a valorização dos povos originários.
O governador enfatizou a sintonia do Piauí com o país na valorização dos indígenas, destacando a relevância da ministra Sônia Guajajara e seu papel fundamental no reconhecimento dos povos originários, que é uma das prioridades do governo federal.
Sônia Guajajara também destacou a importância simbólica da criação do museu. “O Piauí foi um dos últimos estados a reconhecer os povos originários e a titular os territórios, então, é muito importante a construção desse museu para manter viva a história dos povos indígenas aqui no estado”, afirmou.
O cacique Henrique Manoel, líder da comunidade e diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), expressou sua alegria pelo museu que valoriza não apenas os indígenas de Nazaré, mas de todo o Piauí. "É um sonho realizado, um motivo de grande alegria, pois o museu conta a nossa história", disse.
De acordo com o governo do Estado do Piauí, o museu, com aproximadamente 380 m² de espaço, inclui uma área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e um quarto de hóspedes.
O prefeito de Lagoa de São Francisco, João Arilson, enfatizou a historicidade do evento e a perspectiva de políticas públicas direcionadas aos indígenas. “O museu deu iniciativa para a criação da primeira escola indígena do Piauí. Além disso, daqui a 100 anos, os pesquisadores e historiadores vão dizer que em 2023 foi inaugurado o primeiro museu indígena do Piauí, deixando nosso município na história”, comentou.
O governador Rafael Fonteles também anunciou que a escola municipal da comunidade Nazaré será conjugada com uma escola estadual, visando à valorização da cultura indígena. "Inclusive, há um planejamento para se fazer uma escola nesses moldes, cujo objetivo é valorizar a cultura indígena em Teresina", concluiu o governador.
Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).Rafael Fonteles inaugura Central de Diagnósticos em Esperantina
Em seu discurso, Fonteles ressaltou o impacto social da obra, que vai descentralizar a realização de consultas com diversos especialistas no município.Defesa Civil discute ações emergenciais para desabrigados após fortes chuvas em Picos
Uma audiência pública de emergência foi realizada nessa segunda-feira (30) na Câmara de Picos para alinhar as ações integradas entre os órgãos de assistência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir