Franzé e Fábio Novo firmam acordo e nome do PT será decidido no consenso
A decisão foi tomada em reunião com as principais lideranças petistas o presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães.
Nesta segunda-feira (07), o Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo na corrida eleitoral rumo à Prefeitura de Teresina. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, declarou que entrou em um acordo com o correligionário Fábio Novo para que o pré-candidato da sigla seja decidido no consenso, sem votação interna.
Para Franzé a disputa interna, que começou com quatro postulantes, prejudica o partido no sentindo de que enfraquece o debate e a união. A decisão foi tomada em reunião com as principais lideranças petistas como o presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães, o presidente do estadual, João de Deus e a secretária da Sasc, Regina Sousa.
“Nós tínhamos dito para a imprensa e nas plenárias que o PT sairia unido. Ontem nós juntamos os dois pré-candidatos com o diretório estadual e municipal na presença da ex-governadora Regina Sousa exatamente para fechar de vez esse compromisso, pois o PT precisa sair unido e fortalecido. Cada vez que há um acirramento dentro da militância, do debate interno, isso enfraquece o nosso maior objetivo que é a unificação do Governo Federal, com o presidente Lula, e com o Governo Estadual, com Rafael Fonteles, ter essa unidade do partido chegando a Prefeitura de Teresina”, explica.
O parlamentar reforçou que o PT precisa estar unido em 2024. A estratégia da sigla segue sendo a defesa de um alinhamento entre o Governo Federal e Estadual e que um candidato petista seria mais articulado neste contexto.
“Será impossível reconstruir a cidade de Teresina sem essa unificação, os três eixos do poder, e quem pode dialogar melhor com o presidente e o governador Rafael é um prefeito do PT. Então, nesse sentido temos que estar unificados com um projeto comum que não represente o grupo do Franzé e nem do Fábio Novo, mas o grupo do PT alinhado com as forças políticas e com os movimentos sociais (formadores de opinião)”, afirma.
De acordo com o deputado, o processo de consolidação do nome petista para disputa o Palácio da Cidade não pode ser atrasado por conta de um embate entre correligionários. “Temos que tomar essa decisão até o final do mês para que tenhamos tempo e articulação para apresentar esse projeto de reconstrução de Teresina. Nós não podemos de forma nenhuma deixar que internamente atrase ou venha a prejudicar esse projeto maior que é dialogar com a população teresinense para apresentar um projeto bem estruturado de uma Teresina do futuro”, complementa.
Franzé cravou que agora existe um alinhamento forte com Fábio Novo, onde juntos deverão construir diálogos e novos critérios para a escolha do pré-candidato, sem deixar de lado o peso da pesquisa eleitoral.
"Esqueçamos todas as declarações minha e do Fábio até ontem. Entramos em um entendimento, todo mundo que apostada que houvesse uma judicialização, recurso para estadual, diretório nacional, isso esquece, acabou. O que existe hoje é um alinhamento muito forte entre Franzé e Fábio e nenhum dos dois vai apresentar nada que seja conflituoso a não ser ter um projeto claro de uma Teresina do futuro", pontua.
Teresina
Piauí
Franzé Silva
Partido dos Trabalhadores - PT
Eleições 2024
Fábio Novo
-
Suspeito de homicídio é preso após perseguição policial em Floriano
Conforme informações da PRF, as equipes localizaram o homem após receberem uma denúncia de que ele estaria transportando uma motocicleta roubada. -
Promotor investiga omissão do prefeito de Campo Maior contra expansão de casas
O promotor explicou que houve expansão das residências em direção à via pública, com anuência do município de Campo Maior, por meio da Secretaria de Planejamento, conforme relato de proprietários. -
Severo Eulálio será um presidente de diálogo na Alepi, diz Simone Pereira
A parlamentar ressaltou que o emedebista vai trabalhar para garantir a continuidade das ações iniciadas na gestão de Franzé Silva (PT), como a entrega das reformas dos gabinetes. -
Promotora investiga prefeito de Wall Ferraz por contratos de R$ 1,8 milhão
A promotora Karine Araruna Xavier instaurou procedimento preparatório de inquérito civil nessa segunda-feira (20). -
Petrus cobra rigor na fiscalização de motos com "Kadrons" em Teresina
O vereador pontuou falhas na aplicação da lei voltada para punir estes condutores e destacou ser necessário cobrar ainda mais rigor.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir