Franzé e Fábio Novo firmam acordo e nome do PT será decidido no consenso
A decisão foi tomada em reunião com as principais lideranças petistas o presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães.
Nesta segunda-feira (07), o Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo na corrida eleitoral rumo à Prefeitura de Teresina. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, declarou que entrou em um acordo com o correligionário Fábio Novo para que o pré-candidato da sigla seja decidido no consenso, sem votação interna.
Para Franzé a disputa interna, que começou com quatro postulantes, prejudica o partido no sentindo de que enfraquece o debate e a união. A decisão foi tomada em reunião com as principais lideranças petistas como o presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães, o presidente do estadual, João de Deus e a secretária da Sasc, Regina Sousa.
“Nós tínhamos dito para a imprensa e nas plenárias que o PT sairia unido. Ontem nós juntamos os dois pré-candidatos com o diretório estadual e municipal na presença da ex-governadora Regina Sousa exatamente para fechar de vez esse compromisso, pois o PT precisa sair unido e fortalecido. Cada vez que há um acirramento dentro da militância, do debate interno, isso enfraquece o nosso maior objetivo que é a unificação do Governo Federal, com o presidente Lula, e com o Governo Estadual, com Rafael Fonteles, ter essa unidade do partido chegando a Prefeitura de Teresina”, explica.
O parlamentar reforçou que o PT precisa estar unido em 2024. A estratégia da sigla segue sendo a defesa de um alinhamento entre o Governo Federal e Estadual e que um candidato petista seria mais articulado neste contexto.
“Será impossível reconstruir a cidade de Teresina sem essa unificação, os três eixos do poder, e quem pode dialogar melhor com o presidente e o governador Rafael é um prefeito do PT. Então, nesse sentido temos que estar unificados com um projeto comum que não represente o grupo do Franzé e nem do Fábio Novo, mas o grupo do PT alinhado com as forças políticas e com os movimentos sociais (formadores de opinião)”, afirma.
De acordo com o deputado, o processo de consolidação do nome petista para disputa o Palácio da Cidade não pode ser atrasado por conta de um embate entre correligionários. “Temos que tomar essa decisão até o final do mês para que tenhamos tempo e articulação para apresentar esse projeto de reconstrução de Teresina. Nós não podemos de forma nenhuma deixar que internamente atrase ou venha a prejudicar esse projeto maior que é dialogar com a população teresinense para apresentar um projeto bem estruturado de uma Teresina do futuro”, complementa.
Franzé cravou que agora existe um alinhamento forte com Fábio Novo, onde juntos deverão construir diálogos e novos critérios para a escolha do pré-candidato, sem deixar de lado o peso da pesquisa eleitoral.
"Esqueçamos todas as declarações minha e do Fábio até ontem. Entramos em um entendimento, todo mundo que apostada que houvesse uma judicialização, recurso para estadual, diretório nacional, isso esquece, acabou. O que existe hoje é um alinhamento muito forte entre Franzé e Fábio e nenhum dos dois vai apresentar nada que seja conflituoso a não ser ter um projeto claro de uma Teresina do futuro", pontua.
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir