Viagora

Moradores reclamam de falta de água há 4 meses em Aroeiras do Itaim

De acordo com os moradores, os povoados Angico Branco e Chapada dos Mirôs estão sofrendo com a falta de água.

O Viagora recebeu nesta terça-feira (12), denúncia de moradores do município Aroeiras do Itaim, região Sul do Piauí relatando falta de água há cerca de quatro meses. A cidade é administrada pelo prefeito Edmilson Francisco de Deus, mais conhecido como Bill de Deus.

Uma moradora que preferiu não ser identificada, informou que a população dos Povoados Angico Branco e Chapada dos Mirôs está sofrendo com a falta de água em suas casas. Ela explica que a água é fornecida pela Prefeitura Municipal da cidade e que as residências não possuem contador, ou seja, não são cobrados por isso.

A denunciante conta que apesar da gestão ter cavado um poço para melhorar a problemática, não obteve muito resultado e que a distribuição de água só chega nas casas a partir das 22hrs.

“Eles encanaram a água lá para todo mundo, não tem relógio, quem paga é a própria prefeitura, os consumidores não pagam em relação a água, só que lá é um povoado que cresceu muito. Eles cavaram outro poço, só que isso não diminui a questão das pessoas estarem sem água. Tem dias que vai chegar água já é dez horas da noite”, disse.

Diante da situação, a moradora destaca que pessoas da região precisam se deslocar até o município de Picos para lavar roupa na casa de parentes.

"Conheço pessoas que tem família em Picos e que estão levando as roupas para lavar na cidade porque não tem água nem para tomar banho nesses povoados. Tem pessoas que faz muito tempo que sequer banham de chuveiro, porque não vai água. Quando vem é só na madrugada e quando chega enche os baldes ou se tiver caixa a gente enche, e é a única água que se tem para tomar banho e fazer as coisas de casa”, contou.

De acordo com a denunciante, os moradores já procuraram a prefeitura que alega que o problema é causado por um desvio de água, no entanto não tem uma solução.

“O que eles [prefeitura] falam é que está tendo desvio de água, mas se está tendo desvio de água eles deveria fiscalizar isso para que a população inteira não passe por um desvio que ninguém sabe quem está fazendo. Ou então eles colocarem um relógio em cada casa, para cada um pagar, seria mais justo para a população não ficar sem água. Tem gente que trabalha o dia todo e chega em casa não tem água para tomar banho”, finalizou.

Outro lado

O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também