Viagora

Ponte Estaiada de Teresina ficará amarela em alusão ao Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo, visa promover solidariedade e conscientização sobre a importância de abordar abertamente o tema do suicídio.

A Ponte Estaiada João Isidoro França, um dos marcos da cidade, estará iluminada de amarelo durante todo o mês de setembro, em apoio à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio.

A iluminação da Ponte Estaiada é de responsabilidade da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) e é ativada diariamente às 18h, sendo desligada ao amanhecer.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPonte Estaiada em amarelo
Ponte Estaiada em amarelo

A iniciativa de iluminar a ponte de amarelo, cor símbolo da campanha Setembro Amarelo, visa promover solidariedade e conscientização sobre a importância de abordar abertamente o tema do suicídio. A campanha busca reduzir o estigma associado ao assunto e oferecer apoio às pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.

O presidente da ETURB, João Duarte, destacou a relevância da participação da Prefeitura de Teresina na campanha Setembro Amarelo, enfatizando o papel fundamental da conscientização sobre o tema.

“A campanha Setembro Amarelo é sobre solidariedade. É sobre mostrar apoio e compreensão às pessoas que estão lutando com problemas de saúde mental. A Prefeitura de Teresina jamais poderia deixar de participar de uma ação tão importante, que ajuda a conscientizar sobre o problema”, afirma o presidente da ETURB, João Duarte.

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015 e tem como objetivo alertar a população sobre a importância de discutir abertamente o suicídio, além de oferecer apoio às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade emocional.

Além da iluminação da Ponte Estaiada, a Prefeitura de Teresina planeja implementar diversas outras ações ao longo do mês para promover a conscientização sobre o suicídio, oferecer informações sobre os sinais de alerta e orientar sobre como ajudar alguém em crise.

A escolha da cor amarela como símbolo da campanha Setembro Amarelo tem uma história significativa. Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, Mike Emme, um jovem de 17 anos, cometeu suicídio. Mike possuía um carro Mustang amarelo modelo 68 e, durante seu velório, seus familiares e amigos decidiram amarrar cartões amarelos com mensagens de apoio a fitas amarelas, destinadas a pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. Desde então, a cor amarela se tornou um símbolo de esperança e solidariedade na prevenção ao suicídio.

Facebook
Veja também